Botafogo oficializa saída de Luís Castro; os números da passagem
Treinador português aceitou proposta milionária do Al Nassr, time de Cristiano Ronaldo, e deixou o Glorioso na liderança do Brasileirão
Luís Castro está oficialmente fora Botafogo. Após dias de novela, o português decidiu aceitar a proposta milionária do Al Nassr, time da Arábia Saudita no qual dirigirá o compatriota Cristiano Ronaldo. A saída foi confirmada nesta sexta-feira, 30, pelo líder do Campeonato Brasileiro, um dia depois do empate com o Deportes Magallanes-CHI, pela Copa Sul-Americana. Na ocasião, Castro foi bastante vaiado no Nilton Santos.
O técnico de 61 anos troca de clube após 80 jogos, 42 vitórias, 15 empates e 23 derrotas, com aproveitamento de 59% dos pontos. Muito contestado no início do trabalho, emplacou neste Brasileirão de 2023, com 10 vitórias em 12 jogos e a liderança isolada.
Luis Castro não é mais o técnico do Botafogo
O Botafogo foi comunicado nesta sexta-feira (30) pelo técnico Luís Castro sobre a sua decisão de aceitar proposta de um clube do exterior, o que encerra a atuação no comando técnico da equipe. Também deixam o Clube os auxiliares Vitor… pic.twitter.com/qqVel9Yxsi
— Botafogo F.R. (@Botafogo) June 30, 2023
A decisão de Castro se deu depois de uma negociação que se estendeu por rodadas do Brasileirão. A proposta do Al Nassr seduziu o português, sobretudo pelo aumento expressivo em seu salário, e também pelo desafio de dirigir Cristiano Ronaldo em um projeto emergente.
Ele deve assinar contrato de dois anos por cerca de 58 milhões de reais totais (28 milhões por ano), com direito a uma mansão avaliada em 13 milhões que passará a ser posse do profissional ao fim do vínculo, segundo informações do ge.
Após o empate pela Sul-Americana, o treinador disse que tomaria sua decisão após reunião com o sócio majoritário John Textor e membros da diretoria.
“O conceito família não depende só de uma pessoa. Quando se ama, ama-se mesmo ao longe, não é preciso estar junto para se amar. Se eu tomar a decisão após a reunião de amanhã e partir, sei que a família estará instalada. Sei que há um elenco aqui pronto para todas as batalhas. Fique ou parta, o Botafogo é muito maior que as pessoas. O Botafogo hoje é um clube respeitado”, afirmou.
O treinador chegou a se irritar em uma das perguntas e tratou como hipócritas aqueles que o criticavam. “Quando aparecem oportunidades de trabalho, o que você faz? Pensa nelas ou deixa elas de lado? Depende, né? Com todos que estão aqui nessa sala, sem exceção. Nós não podemos ser hipócritas. Para cima de mim, não! Vocês já sabem que eu sou olho no olho. Todos vocês procuram melhorias, olham para os filhos de vocês. Quem tem que cuidar deles? Vocês! O que tem que fazer? Dar sempre as melhores condições possíveis de vida”.
A contratação de Luis Castro parte de um forte projeto estatal de investimento no futebol saudita. O Al Nassr, que já conta com Cristiano Ronaldo, deve anunciar outros grandes nomes, como Hakim Ziyech, marroquino que está Chelsea. O brasileiro Anderson Talisca é um dos outros destaques do plantel.
O Botafogo lidera o Brasileirão com 30 pontos, sete a mais que o vice-líder Grêmio, e no próximo domingo, 2, faz clássico diante do Vasco, no Nilton Santos.