Livre de lesões, camisa 10 do Peixe já tem três gols marcados desde o retorno do Brasileirão e disse "não ter que provar nada a ninguém"
Neymar voltou a decidir pelo Santos. Na última segunda-feira, 4, o camisa 10 marcou dois gols na vitória santista sobre o Juventude, por 3 a 1, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no MorumBis.
O resultado ajudou o Peixe a respirar contra o Z-4, levando a equipe à 15ª posição na tabela. Além disso, confirmou a sequência saudável do astro, que voltou a fazer cinco jogos inteiros seguidos pela primeira vez desde 2022.
A boa fase já motivou questionamentos sobre uma possível volta à seleção brasileira. Na zona mista, ao comentar sobre a presença de Juan, auxiliar da CBF no estádio, Neymar negou a necessidade de “responder” em campo: “Não preciso provar nada para ninguém.”
O meia-atacante prosseguiu, detalhando a recuperação: “Todas as vezes que estou em campo, estou à vontade. Precisava de tempo. Isso é normal, foi o que eu falei, que pós-cirurgia tinham me avisado que seria chato, difícil e triste. Sofri, mas passou.”
Desde que voltou ao Santos, este é o melhor momento do Menino da Vila. Somando 17 jogos, seis gols e três assistências no período, a principal esperança da equipe sofreu nos primeiros momentos, acumulando lesões musculares.
Ver essa foto no Instagram
Depois de uma baixa pré-Mundial de Clubes, retornou da parada em bom nível técnico. Mesmo acumulando discussões extracampo com torcedores, foi o respiro santista nas vitórias contra Flamengo e Juventude, essenciais para o time não estar na zona de rebaixamento.
Neymar, assim, tem três gols em cinco partidas desde o meio de julho. No entanto, os números são bons também na criação, somando 16 passes para finalização e 1,21 assistências esperadas (soma das métricas que medem a probabilidade de um passe resultar numa assistência, baseada em fatores como a localização do campo, tipo de passe e distância percorrida).
Por outro lado, o aproveitamento em duelos e dribles ainda é abaixo. O camisa 10 venceu apenas 24 dos 63 duelos que participou, além de ter acertado 4 dos 15 dribles que tentou.
Aos 33 anos, esse pode ser o ponto fraco de sua atual fase. Contudo, considerando a ausência de uma unanimidade na função de meia-atacante, o santista deve contar com olhares “carinhosos” do treinador Carlo Ancelotti.
O italiano, inclusive, ressaltou a importância do jogador, ao justificar sua ausência na última convocação. “Como eu disse, eu tentei selecionar jogadores que estão bem. O Neymar teve uma lesão há pouco tempo. Todo mundo sabe que é um jogador muito importante e sempre será. O que eu quero dizer é que o Brasil tem muitos jogadores talentosos.”
Neymar não atua com a camisa amarelinha desde 17 de outubro de 2023, quando se lesionou em derrota para o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Naquela partida, rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) e lesionou o menisco do joelho esquerdo, precedendo todo o drama de um ano de ausência.
A seleção brasileira terá mais uma convocação anunciada nas próximas semanas, para encerrar as Eliminatórias. O Brasil joga contra o Chile no dia 4 de setembro, no Maracanã, e visita a Bolívia, dia 9.
Neymar se lesionou contra o Uruguai – Pablo PORCIUNCULA / AFP
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app