Vinícius Júnior e Rodrygo são finalistas do prêmio Golden Boy
Atacantes do Real Madrid são os únicos brasileiros na lista de indicados a melhor jogador sub-21 do mundo por jornal italiano
Os atacantes Vinícius Júnior e Rodrygo, ambos do Real Madrid, foram os únicos brasileiros indicados entre os 20 finalistas do tradicional prêmio Golden Boy, organizado pelo jornal italiano Tuttosport desde 2003, que premia o melhor jogador sub-21 de cada ano.
Vinícius, revelado pelo Flamengo, já ficou entre os cinco melhores no ano passado, quando o zagueiro holandês Matthijs de Ligt, que atuava no Ajax e hoje está na Juventus, faturou a honraria. Já Rodrygo, cria do Santos, aparece entre os principais sub-21 do mundo poucos meses depois de desembarcar no Real Madrid, em que já fez as primeiras aparições e até gol pela equipe principal.
Entre os principais favoritos a vencer o Golden Boy em 2019 estão o português João Félix, que trocou recentemente o Benfica pelo Atlético de Madrid, o inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, o norueguês Erling Haland, do Red Bull Salzburg, além do próprio De Ligt.
O Golden Boy do ano é apontado a partir do voto de 40 jornalistas dos principais veículos de mídia especializados em futebol da Europa. A entrega do troféu acontecerá em 16 de dezembro, em cerimônia na cidade de Turim, na Itália. Os únicos brasileiros a conquistar o prêmio foram Anderson, em 2008, e Alexandre Pato, no ano seguinte.
Os indicados ao Golden Boy 2019:
Matthijs de Ligt (Juventus/Holanda)
Alphonso Davies (Bayern de Munique/Canadá)
Gianluigi Donnarumma (Milan/Itália)
Ansu Fati (Barcelona/Espanha)
Phil Foden (Manchester City/Inglaterra)
Mattéo Guendouzi (Arsenal/França)
Erling Haland (RB Salzburg/Noruega)
Kai Havertz (Bayer Leverkusen/Alemanha)
João Félix (Atlético de Madrid/Portugal)
Dejan Joveljic (Eintracht Frankfurt/Sérvia)
Moise Kean (Everton/Itália)
Kang-in Lee (Valencia/Coreia do Sul)
Andrij Lunin (Valladolid/Ucrânia)
Donyell Malen (PSV/Holanda)
Mason Mount (Chelsea/Inglaterra)
Rodrygo (Real Madrid/Brasil)
Jadon Sancho (Borussia Dortmund/Inglaterra)
Ferran Torres (Valencia/Espanha)
Vinícius Jr. (Real Madrid/Brasil)
Nicolò Zaniolo (Roma/Itália)