O patrocínio máster de todos os clubes da série A serão bancos ou instituições financeiras, nada mais comum em um ano de crise. Mas qual será o principal fornecedor de material esportivo dos times brasileiros na série A de 2017.
Com uma virada incrível com relação aos últimos anos, a Umbro será a principal, com quase metade dos times. Ao todo, serão sete clubes tendo seus uniformes fabricados pela marca inglesa.
Em 2016, a empresa foi a segunda com mais clubes, com quatro no total, uma a menos que a Adidas. Contudo, a empresa já mostrava domínio do mercado do Campeonato Brasileiro.
Isso aumentou ainda mais em 2017, com o acréscimo de três times. Além de Atlético-PR, Grêmio, Chapecoense e Cruzeiro, o empresa fornece material para três equipes que subiram da série B: Avaí, Vasco e Bahia.
A Adidas, apesar de ter fechado com o Figueirense, segue com as mesma cinco equipes, já que os catarinenses foram rebaixados à série B.
Já a Topper, cresceu. Em 2016, se a empresa tinha apenas o Botafogo, agora terá o Atlético-MG, que deixou a Dryworld. Outra equipe que deixou a Dryworld e ainda está sem fornecedor é o Fluminense. O clube, contudo, é estudado pela Under Armour, que a partir do mês de abril fica livre para fechar com outro clube brasileiro, após dois anos de exclusividade com o São Paulo. Com isso, a empresa deverá subir para o terceiro lugar, empatado com Topper.
Já quem caiu feio nesta lista é a estadunidense Nike, grande potência mundial e fornecedora da CBF para a seleção brasileira, a empresa ficará com apenas um clube em 2017, após o rebaixamento do Internacional.
Veja as diferenças de ano
2016
Adidas: 5 (Palmeiras, Flamengo, Ponte Preta, Sport e Coritiba)Umbro: 4 (Atlético-PR, Grêmio, Chapecoense e Cruzeiro)Nike: 2 (Corinthians e Internacional)Dryworld: 2 (Atlético-MG e Fluminense)Lupo: 2 (Figueirense e América-MG)Kappa: 1 (Santos)Topper: 1 (Botafogo)Under Armour: 1 (São Paulo)Puma: 1 (Vitória)Penalty: 1 (Santa Cruz)
2017
Umbro: 7 (Atlético-PR, Grêmio, Chapecoense, Cruzeiro, Avaí, Vasco e Bahia)Adidas: 5 (Palmeiras, Flamengo, Ponte Preta, Sport e Coritiba)Topper: 2 (Atlético-MG e Botafogo)Nike: 1 (Corinthians)Dryworld: 1 (Fluminense*)Kappa: 1 (Santos)Under Armour: 1 (São Paulo)Puma: 1 (Vitória)Numer: 1 (Atlético-GO)
*Por enquanto está com o Fluminense, mas esteve deve ir para a Under Armour