Publicidade
Publicidade

Seleção feminina goleia Colômbia e conquista tri nos Jogos Pan-Americanos

Vitória por 4 x 0 garantiu medalha de ouro ao Brasil

Depois do bronze conquistado apenas na prorrogação pela seleção masculina de futebol, coube à equipe feminina dar show e conquistar a medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Com gols de Formiga, Maurine, Andressa Alves e Fabiana, as brasileiras derrotaram a Colômbia por 4 a 0, neste sábado, e faturaram o tricampeonato no torneio. O bronze da categoria ficou com o México, que venceu o Canadá por 2 a 1.

Publicidade

Sob o comando de Vadão, a seleção conquistou o ouro após uma campanha invicta no torneio. Pela fase de grupos derrotou Canadá, Costa Rica e Equador. Na semifinal, venceu o México. Além da conquista no Canadá, a Seleção levou o título em Santo Domingo 2003, e no Rio de Janeiro, em 2007. No Pan de Guadalajara, em 2011, terminou como vice-campeã.

O título foi conquistado sem que a estrela da equipe, Marta, estivesse presente em campo. A camisa 10 precisou se reapresentar ao seu time na Suécia após a Copa do Mundo feminina e foi substituída por Raquel na equipe. Já a faixa de capitã foi passada para a veterana Formiga, que aos 37 anos afirmou disputar seu último Pan. Com 20 anos de seleção, a jogadora indicou que deve se aposentar dos gramados após os Jogos Olímpicos de 2016.

Publicidade

Controle – Aos 6 minutos da partida, após cobrança de falta, a capitã Formiga aproveitou o cruzamento para abrir o placar para o Brasil de cabeça. A Colômbia tentou a reação, aumentando a marcação e pressionando a saída de bola brasileira, que se manteve na área adversária. A seleção controlou bem a partida até o fim da etapa sem ser muito ameaçada pelas adversárias, que não conseguiram criar muitas chances no contra-ataque.

No segundo tempo, Maurine substituiu Cristiane e marcou um gol olímpico para o Brasil. Aos 40, Andressa Alves aproveitou um passe de Fabiana da ponta da área e marcou o terceiro brasileiro. A bola ainda tocou no pé de uma jogadora da Colômbia antes de entrar. Já na prorrogação, aos 47, Fabiana arriscou de fora da área e mandou a bola curva para o fundo da rede, decreteando a vitória brasileira com goleada.

(Com Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade