Quando começa e onde assistir ao Campeonato da Arábia Saudita
Saudi Pro League, a liga de futebol saudita, terá a primeira rodada nesta semana com estrelas em campo; saiba tudo sobre competição
A Saudi Pro League, o quase desconhecido nome oficial da liga de futebol saudita, é um dos mais aguardados campeonatos da próxima temporada. Jogadores de peso como Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Sadio Mané, Roberto Firmino, Riyad Mahrez, John Henderson, Fabinho, N’Golo Kanté, além de treinadores como Jorge Jesus, Nuno Espírito Santo e Steven Gerrard serão presenças constantes nos gramados do país.
Os acordos comerciais para transmissão do torneio já alcançam a marca de 36 localidades diferentes. PLACAR explica quando começa, onde assistir e quem são as principais estrelas envolvidas na badalada competição.
Quando começa
A competição inicia nesta sexta-feira, 11, com o duelo entre Al-Ahli e Al-Hazm, equipes recém-promovidas da segunda divisão local. A partida será a única do dia, marcada para às 15h (de Brasília), com transmissão do novo canal de YouTube GOAT e também do Band Sports.
Pelo Ahli, estarão em campo nomes conhecidos como o goleiro Édouard Mendy (ex-Chelsea), o zagueiro Roger Ibañez (ex-Roma), além dos atacantes Mahrez (ex-Manchester City) e Firmino (ex-Liverpool).
O Al-Hazm contra com três brasileiros, o mais conhecido deles é o atacante Vina (ex-Grêmio).
ENTREVISTA: Péricles Chamusca, o técnico brasileiro da liga saudita
Onde assistir
Até o momento, para o Brasil, todas as partidas serão transmitidas pelo canal GOAT. A TV Bandeirantes também adquiriu os direitos para TV aberta (Band) e fechada (BandSports). A primeira rodada segue no domingo, 12, com dois confrontos. Na segunda-feira, 13, mais dois jogos. A rodada só será encerrada na terça, 14, com outras quatro partidas.
12/8
12h – Al-Tai x Damac
15h – Al-Fayha x Al-Khaleej
13/8
15h – Al-Fateh x Al-Taawon
15h – Al-Riyadh x Al-Wehda
14/8
12h- Abha Club x Al-Hilal
12h – Al-Raed x Al-Ittihad
15h – Al-Shabab x Al-Akhdoud
15h – Al-Ettifaq x Al-Nassr
Histórico
Disputada pela primeira vez na temporada 1975/76, com o Al-Nassr como campeão, o torneio irá para a sua 49ª edição. O atual vencedor é o Al-Ittihad, que rompeu o histórico recente de títulos do Al-Hilal, tricampeão consecutivo nas temporadas 2019/20, 2020/21 e 2021/22.
O maior campeão é o próprio Al-Hilal, com 18 conquistas, seguido pelo Al-Ittihad e o Al-Nassr, empatados como segundos que mais venceram com nove conquistas cada.
Regulamento
Nesta temporada, a competição aumento de 16 para 18 equipes que jogarão em turno e returno – 34 vezes cada uma. Quem pontuar mais leva o titulo, enquanto os três últimos serão rebaixados para a segunda divisão. Não há mata-mata.
As principais contratações da temporada
Al-Ahli
Mendy, goleiro (18 milhões de euros)
Mahrez, atacate (30 milhões de euros)
Saint-Maximin, atacante (30 milhões de euros)
Firmino, atacante
Al-Ettifaq
Steven Gerrard, técnico
Moussa Dembelé, atacante
Henderson, volante (14 milhões de euros)
Al-Hilal
Jorge Jesus, técnico
Rúben Neves, meia (55 milhões de euros)
Koulibaly, zagueiro (23 milhões de euros)
Milinkovic-Savic, meia (40 milhões de euros)
Malcom, atacante (60 milhões de euros)
Al-Ittihad
Benzema, atacante
Kanté, volante
Jota, atacante (25 milhões de euros)
Fabinho, volante (40 milhões de euros)
Al-Nassr
Luis Castro, técnico
Brozovic, meia (18 milhões de euros)
Seko Fofana, meia (25 milhões de euros)
Alex Telles, lateral (7 milhões de euros)
Sadio Mané, atacante (37 milhões de euros)