Público elege ‘Zizito’ como nome do mascote da Copa América
A alcunha da capivara faz referência ao jogador brasileiro Zizinho, maior artilheiro da competição
A Conmebol divulgou nesta sexta-feira, 12, que o mascote da Copa América 2019, uma capivara, se chamará Zizito. O nome que recebeu 65% dos votos do público, em eleição realizada nas redes sociais do torneio, homenageia o ex-jogador brasileiro Zizinho, maior artilheiro do torneio, com 17 gols marcados, ao lado do argentino Norberto Méndez.
Tabela completa de jogos da Copa América 2019
“Para explicar aos mais jovens o que significou e a grandeza do Zizinho na história do futebol, basta dizer que ele é o ídolo do Pelé. Os fãs de futebol do mundo inteiro, sem dúvida, fizeram uma excelente escolha, que tem tudo a ver com o futebol brasileiro, sul-americano e mundial”, comentou Thiago Jannuzzi, Gerente Geral de Competição do Comitê Organizador Local da Conmebol Copa América.
A outra opção de nome era ‘Capibi’, uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara – capivara – e yby – terra, chão que se pisa.
A escolha a capivara como mascote, de acordo com a organização do torneio, foi inspirada na facilidade com que a espécie se relaciona com todos os animais. A capivara “simboliza a amizade e forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs do futebol nesta grande celebração do futebol sul-americano”, explicou Jannuzzi.
A Copa América do Brasil tem abertura marcada para o dia 14 de junho, quando a seleção brasileira encara a Bolívia, no estádio do Morumbi, em São Paulo. As cidades de Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro serão as outras sedes da competição.