Publicidade
Publicidade

Público elege ‘Zizito’ como nome do mascote da Copa América

A alcunha da capivara faz referência ao jogador brasileiro Zizinho, maior artilheiro da competição

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira, 12, que o mascote da Copa América 2019, uma capivara, se chamará Zizito. O nome que recebeu 65% dos votos do público, em eleição realizada nas redes sociais do torneio, homenageia o ex-jogador brasileiro Zizinho, maior artilheiro do torneio, com 17 gols marcados, ao lado do argentino Norberto Méndez.

Publicidade

Tabela completa de jogos da Copa América 2019

“Para explicar aos mais jovens o que significou e a grandeza do Zizinho na história do futebol, basta dizer que ele é o ídolo do Pelé. Os fãs de futebol do mundo inteiro, sem dúvida, fizeram uma excelente escolha, que tem tudo a ver com o futebol brasileiro, sul-americano e mundial”, comentou Thiago Jannuzzi, Gerente Geral de Competição do Comitê Organizador Local da Conmebol Copa América.

A outra opção de nome era ‘Capibi’, uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara – capivara – e yby – terra, chão que se pisa.

Publicidade

A escolha a capivara como mascote, de acordo com a organização do torneio, foi inspirada na facilidade com que a espécie se relaciona com todos os animais. A capivara “simboliza a amizade e forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs do futebol nesta grande celebração do futebol sul-americano”, explicou Jannuzzi.

A Copa América do Brasil tem abertura marcada para o dia 14 de junho, quando a seleção brasileira encara a Bolívia, no estádio do Morumbi, em São Paulo. As cidades de Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro serão as outras sedes da competição.

Confira os mascotes anteriores da Copa América:

Mascotes da Copa América //Divulgação
Continua após a publicidade

Publicidade
Publicidade