Publicidade
Publicidade

Para Pelé, Neymar saberá lidar com a pressão no Mundial

Ex-craque também se disse ansioso por uma final de Copa entre Brasil e França

“Vai ser muito difícil. O Brasil tem uma grande história do futebol, e a única Copa realizada lá foi quando perdemos para o Uruguai. Os brasileiros ainda se lembram disso”

Pelé acredita que Neymar será o atleta decisivo da campanha brasileira na Copa do Mundo – e acha que o jovem craque está preparado para suportar a pressão de liderar a seleção anfitriã em sua segunda tentativa de conquistar o torneio em casa. Pelé tinha apenas 9 anos quando o Brasil perdeu para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950. Oito anos depois, com apenas 17 anos, ele conduziu a seleção ao seu primeiro título mundial. Depois, foi novamente campeão em 1962 e 1970. O atleta do século XX aposta que Neymar terá papel semelhante ao seu no torneio deste ano. “Neymar é um grande jogador. Eu o conheço muito bem, já que ele surgiu no Santos”, disse o craque, de 73 anos, em Paris, onde a taça da Copa do Mundo está em exposição. “A pressão existe, mas o importante é que hoje ele já joga pelo Barcelona e o fato de ter deixado o Brasil significa que ele acumulou experiência.”

Publicidade

Leia também:

Com 3 de Neymar, seleção goleia com facilidade na África​

Seleção fecha montagem do time com confiança e alegria

Continua após a publicidade

​Brasil, 100 dias para a Copa do Mundo. Sem dias a perder

Ainda falando sobre a saída de Neymar do Santos, Pelé acha que o jogador e a seleção serão beneficiados com o craque fora de sua zona de conforto. “Na Europa é mais difícil e tem sido uma grande experiência para ele deixar o Brasil, uma grande oportunidade. Então, ele vai para a Copa no Brasil mais rodado. Mas a pressão não será só em Neymar. Será na equipe toda.” Pelé disse que os atletas precisarão de muita concentração para lidar com a expectativa dos brasileiros. “Vai ser muito difícil. O Brasil tem uma grande história do futebol, e a única Copa realizada lá foi quando perdemos para o Uruguai. Os brasileiros ainda se lembram disso.” Enquanto muitos apostam numa final entre Brasil e Argentina ou Espanha, Pelé revelou o desejo de ver a seleção ganhando a Copa contra a França, algoz dos brasileiros em 1986, 1998 e 2006. “Vai ser a nossa chance de vingança. Eu quero muito vencer a Copa contra a França.”

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade