O Palmeiras anunciou nesta sexta-feira, 20, a contratação do atacante Facundo Torres junto ao Orlando City, dos Estados Unidos. Primeiro reforço do clube para 2025, o atacante uruguaio de 24 anos fechou vínculo de cinco temporadas, até o final de 2029. Os valores da negociação não foram divulgados.
Torres chegou a São Paulo há dois dias para conhecer a Academia de Futebol e realizar exames médicos e testes físicos. “Creio que a grandeza do Palmeiras fala por si só. Os meus amigos Antônio Carlos e Angulo, que atuaram comigo no Orlando City, falaram muito bem, mas eu já sabia de quase tudo porque o Palmeiras é um clube muito grande a nível mundial e é por isso que estou aqui. Chego em busca de glórias, que esse clube tem muitíssimas, e tomara que eu faça parte disso também. Para mim, é um orgulho um clube tão grande como o Palmeiras me contratar”, afirmou em sua chegada.
Chamado para a seleção de seu país desde a categoria Sub-15, Torres apareceu na lista da equipe principal pela primeira vez em 2021 e foi convocado para a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Recentemente, foi lembrado pelo técnico Marcelo Bielsa para os últimos confrontos da seleção uruguaia pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, contra Colômbia e Brasil.
“A estrutura é de nível mundial. Pude conhecer um pouco e a verdade é que não falta nada para trabalhar. Aqui, o jogador tem tudo à disposição para colocar em prática o máximo nível no campo. Estou muito feliz e com a ambição de conquistar coisas grandes”, destacou o reforço.
Quem é e como joga Facundo Torres, novo reforço do Palmeiras
Formado no Peñarol-URU, clube pelo qual estreou profissionalmente em 2020 e onde foi companheiro do lateral palestrino Piquerez, Torres conquistou o título uruguaio em 2020/2021 antes de se transferir para o Orlando City-em 2022 – e, logo em seus primeiros meses no futebol dos Estados Unidos, foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) na conquista da MLS Open Cup.
“Eu e Piquerez jogamos juntos no time profissional do Peñarol e em algumas convocações para equipes de base da Seleção do Uruguai. No meu início de carreira, o Piquerez me ajudou muito, a gente jogava junto no mesmo lado esquerdo. Tenho certeza de que agora no Palmeiras ele me ajudará muito também”, lembrou.
Na mais recente temporada com a camisa do Orlando City, o canhoto, que pode atuar nas duas pontas e também de forma centralizada, disputou 44 jogos, com 20 gols e seis assistências. Ele é o maior artilheiro da história da equipe da Flórida, com 47 tentos marcados em 121 partidas.





