Publicidade
Publicidade

Morre Fernando Ferretti, técnico multicampeão de futsal, aos 69 anos

Ex-treinador foi um dos expoentes da modalidade e teve passagens pela seleção brasileira, Santos, Joinville e Jaraguá, onde conquistou várias taças

Fernando Ferretti, um dos maiores e mais respeitados técnicos de futsal do mundo, morreu, aos 69 anos, na manhã nesta quarta-feira, 12. Ele estava internado em um hospital em Joinville, em Santa Catarina, e a causa da morte não foi divulgada. O velório será ainda nesta quarta-feira, a partir das 18h (de Brasília), na Capela Mortuária Borba Gato, em Joinville.

Publicidade

Ferretti é considerado uma lenda modalidade. Com passagens por clubes como Jaraguá, Joinville, Santos, Sorocaba e Santos, ele conquistou cinco Liga das Nações de Futsal e 11 edições da Taça Brasil de clubes.

Pela seleção brasileira, alcançou os títulos de Campeão do Mundialito de Futsal, Campeão da Copa das Nações, Medalha de Ouro nos Jogos Pan Americanos, Campeão da Copa Latina de Futsal, Campeão da Piramid’s Cup e Bicampeão da Copa Latina de Futsal.

Publicidade

Em nota, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) lamentou a morte de Ferreti. Outros clubes também prestaram homenagens ao ex-treinador.

O Jaraguá, time comandado por Ferreti de 2001 a 2010 e de 2018 a 2019 chamou “de maior treinador de todos os tempos” e disse “se tornou ídolo ao levar o clube aos principais de sua história”.

Confira a nota na íntegra:

“Com profundo pesar, o Jaraguá Futsal comunica o falecimento de Fernando Ferretti, aos 69 anos, ocorrido nesta quarta-feira (12). Maior técnico de futsal de todos os tempos, Ferretti comandou o Aurinegro de 2001 a 2010, e de 2018 a 2019, e se tornou ídolo ao levar o clube aos principais títulos de sua história. Entre eles, quatro Ligas Nacionais, seis Libertadores da América, seis Taças Brasil, quatro Superligas, sete Campeonatos Catarinenses, além de outros troféus a nível nacional e estadual. O Jaraguá Futsal presta condolências aos familiares e amigos. Qualquer homenagem é pequena perto da grandeza de Fernando Ferretti, o nosso eterno professor!”.

Publicidade

Treinado por Ferretti em boa parte da carreira, Falcão também prestou homenagem ao ex-técnico, a quem chamou de pai. Juntos, eles conquistaram quatro Liga das Nações pelo Jaraguá.

“Que tristeza! Obrigada por tudo meu professor, meu amigo, meu pai no esporte! Devo tudo a você, 80% da minha carreira juntos, e como você fi importante, você não tem noção do quanto. Vai descansar guerreiro @futsalferretti, seu legado será eterno, você foi a maior referência desse esporte! Gratidão eterna professor! Descanse. Amo você! “

O Joinville escreveu que os ensinamentos e contribuições de Ferretti ao futsal continuarão vivos eternamente.

Confira a nota na íntegra:

“O JEC Futsal lamenta profundamente o falecimento do treinador multicampeão Fernando Ferretti. O técnico esteve à frente da equipe joinvilense de 2012 a 2014, período em que conquistou a Superliga e 3 campeonatos estaduais. Desejamos força aos familiares e amigos nesse momento difícil. Os seus ensinamentos e contribuições para a nossa modalidade continuarão vivos eternamente. 🙏”, diz a nota.

Já Liga Nacional Futsal, lamentou a morte do treinador.  “A LNF lamenta profundamente a morte de Fernando Ferretti. Ferretti é um dos maiores treinadores da história do futsal e deixa um legado enorme para todos os profissionais e amantes da modalidade”, disse em nota.

Publicidade