Juventus e Liverpool buscam vitórias para evitar vexame
Última rodada da primeira fase da Liga dos Campeões tem gigantes em perigo
Os jogos desta terça
Grupo A
Juventus x Atlético de Madri, em Turim
Olympiacos x Malmo, em Atenas
Grupo B
Real Madrid x Ludogorets, em Madri
Liverpool x Basel, em Liverpool
Grupo C
Monaco x Zenit, em Mônaco
Benfica x Leverkusen, em Lisboa
Grupo D
Borussia x Anderlecht, em Dortmund
Galatasaray x Arsenal, em Istambul
Duas das principais potências do futebol europeu, Juventus e Liverpool fazem uma rodada decisiva na tarde desta terça-feira para tentar evitar uma eliminação precoce na primeira fase da Liga dos Campeões. A equipe italiana, bicampeã da competição, tem situação um pouco mais confortável no Grupo A – em segundo lugar, precisa apenas de um empate contra o líder Atlético de Madri, em Turim, para avançar. Já o pentacampeão Liverpool precisa obrigatoriamente da vitória sobre o Basel, em Anfield, para ultrapassar a equipe suíça e avançar no Grupo B, que já tem o Real Madrid como vencedor. Outras seis partidas completam a rodada desta terça, com destaque para o duelo entre Monaco e Zenit, que definirá uma vaga no Grupo C. Todas as partidas acontecem às 17h45, de Brasília.
Leia também:
Jornal vaza novidades na camisa do Barça para 2015
Balotelli será investigado na Inglaterra – por racismo!
Comissão espanhola multa torcedores por violência em estádio
Já classificado no Grupo A com 12 pontos, o Atlético de Madri vai até o Juventus Stadium com chances de eliminar os italianos da competição. A Juventus tem 9 pontos e, em caso de derrota, pode ser ultrapassada pelo Olympiacos, que tem seis pontos e enfrenta o sueco Malmo, em Atenas. Por outro lado, a Juventus pode até alcançar a liderança do grupo, caso vença por dois gols de diferença. Por isso, apesar de precisar apenas do empate, a equipe alvinegra promete ir para cima dos campeões espanhóis. “Vamos tentar chegar em primeiro no grupo. O placar de 2 a 0 depende do jogo, mas não podemos perder a concentração nem mesmo por um minuto, porque eles são muito bons nos detalhes, em lances de bola parada e nos contra-ataques”, alertou o volante Marchisio na entrevista coletiva da última segunda-feira,
O Real Madrid já está classificado em primeiro no Grupo B, mas quer vencer o estreante Ludogorets, da Bulgária, para fechar a primeira fase com 18 pontos e 100% de aproveitamento. O meia colombiano James Rodriguez sofreu uma lesão na panturrilha no último fim de semana, diante do Celta de Vigo, e é desfalque certo da equipe espanhola. Khedira e Jesé Rodríguez brigam pela vaga do colombiano. Os atuais campeões contarão com um embalado Cristiano Ronaldo, que marcou três gols diante do Celta no fim de semana e se tornou o jogador que mais vezes marcou três ou mais gols em uma mesma partida na história do Campeonato Espanhol (o fez em 23 oportunidades). Campeão pela última vez há dez anos, o Liverpool não vive bom momento na edição atual, mas ainda tem chances de classificação. Com quatro pontos e na terceira posição, o time inglês precisa de uma vitória simples sobre o Basel, em Anfield, para avançar. “Nós sabemos o que precisamos fazer, e essa é a chave. O nosso time se dá bem quando é desafiado e toma a iniciativa, e é isso que vamos fazer. Vai ser uma grande noite, nós temos que nos classificar”, declarou o treinador Brendan Rodgers.
O Grupo C, o mais equilibrado até o momento, terá duas partidas decisivas. O segundo colocado Monaco recebe o terceiro, Zenit, em uma espécie de “mata-mata antecipado”, no Principado de Mônaco. Os anfitriões jogam pelo empate diante da equipe russa, que tem o brasileiro Hulk como principal destaque. Já o líder Bayer Leverkusen, que tem nove pontos e já está garantido nas oitavas-de-final, enfrenta o já eliminado Benfica, em Lisboa, precisando de uma vitória para assegurar a primeira posição do grupo. Já classificados para as oitavas de final, Arsenal e Borussia Dortmund definirão qual dos dois será o primeiro colocado do Grupo D. A equipe alemã lidera a chave com 12 pontos e só precisa vencer o Anderlecht em casa para confirmar sua posição. O Arsenal, por sua vez, tem dez pontos e precisa bater o lanterna Galatasaray em Istambul e torcer contra o Borussia para passar em primeiro.
(Com Gazeta Press)