A Justiça sul-africana negou nesta sexta-feira o último recurso enviado pelos advogados de Oscar Pistorius. A defesa do ex-atleta lutava para derrubar o pedido de revisão do processo no Supremo Tribunal de apelação, feito pela promotoria do caso, no tribunal de Pretória. Com isso, Pistorius, condenado em outubro do ano passado a cinco anos de prisão por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, poderá sofrer uma condenação mais severa (de 15 a 25 anos), pela morte da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013.
Campeão paralímpico em Londres-2012, Pistorius havia convencido a juiza Thokozile Masipa que confundiu a namorada com um ladrão antes de disparar quatro vezes na porta do banheiro onde Reeva se escondia. Ainda assim, ele foi condenado a cinco anos de prisão, pena que não agradou a nenhum dos lados: a promotoria pediu a revisão do processo e condenação por homicídio culposo (quando há a intenção de matar), enquanto a defesa sugeriu prisão domiciliar e prestação de serviços comunitários.
Nesta sexta-feira, Masipa desconsiderou o pedido dos advogados de Pistorius e concedeu revisão do processo, que ainda não tem data para ser julgado no Supremo Tribunal de apelação, na cidade sul-africana de Bloemfontein. O caso pode demorar mais dois anos para ser julgado, segundo o diário britânico Daily Mail. Condenado a cinco anos de prisão, sendo 10 meses em cárcere e o resto em prisão domiciliar, Pistorius está em uma seção hospitalar num presídio de Pretória.
Publicidade
1/18 Oscar Pistorius e Reeva Steenkamp em cerimônia em Johannesburgo, na África do Sul, em 2012 (AFP/VEJA)
2/18 A modelo Reeva Steenkamp, morta nesta quinta, na casa do namorado, Oscar Pistorius (Reprodução/VEJA)
3/18 Oscar Pistorius deixa delegacia depois de prestar depoimento sobre a morte da namorada, em Pretória (AFP/VEJA)
4/18 Oscar Pistorius ao ser detido pela morte da namorada (Reuters/VEJA)
5/18 Oscar Pistorius chega à corte de Justiça para ser formalmente acusado de homicídio (Alexander Joe/AFP/VEJA)
6/18 Local onde Oscar Pistorius matou a namorada, a modelo Reeva Steenkamp (Sky News/Reprodução/VEJA)
7/18 Pistola 9mm supostamente usada por Oscar Pistorius (EFE/VEJA)
8/18 Local onde Oscar Pistorius matou a namorada, a modelo Reeva Steenkamp (Sky News/Reprodução/VEJA)
9/18 Local onde Oscar Pistorius matou a namorada, a modelo Reeva Steenkamp (Sky News/Reprodução/VEJA)
10/18 Casa do atleta Oscar Pistorius, em Pretoria (AFP/VEJA)
11/18 O tribunal de Magistrados de Pretória decidiu hoje que o julgamento do atleta Oscar Pistorius, acusado de matar a namorada Reeva Steenkamp, acontecerá de 3 a 20 de março do próximo ano, na África do Sul (Siphiwe Sibeko/Reuters/VEJA)
12/18 Acusado de homicídio premeditado, Oscar Pistorius chora. O velocista sul-africano Oscar Pistorius deverá responder a uma acusação de "homicídio premeditado", revelou nesta sexta-feira a Promotoria que trata do caso da morte da namorada do atleta, a modelo Reeva Steenkamp, de 30 anos (Antione de Ras/AP/VEJA)
13/18 Local onde Oscar Pistorius matou a namorada, a modelo Reeva Steenkamp (Sky News/Reprodução/VEJA)
14/18 O velocista sul-africano Oscar Pistorius é julgado durante audiência em tribunal de Pretória, nesta quinta-feira (21) (Tj Lemon/EFE/VEJA)
15/18 Atleta sul-africano Oscar Pistorius comparece a mais um dia de audiência no Tribunal Magistrado de Pretória, a defesa luta para garantir a fiança do velocista preso pelo homicídio da namorada Reeva Steenkamp em 14 de fevereiro (Alexander Joe/AFP/VEJA)
16/18 O velocista sul-africano Oscar Pistorius no segundo dia da audiência para seu pedido de fiança, em Pretória (Themba Hadebe/AP/VEJA)
17/18 Oscar Pistorius reaparece em tribunal após meses longe do público (Alexander Joe/ FP/VEJA)
18/18 O velocista sul-africano Oscar Pistorius, acusado de homicídio premeditado, num tribunal de Pretoria (AFP/VEJA)