Publicidade
Publicidade

John Havlicek, lenda do Boston Celtics, morre aos 79 anos

Ex-atleta ganhou oito títulos da liga e foi selecionado13 vezes para participar do Jogo das Estrelas

O lendário John Havlicek, membro do Hall da Fama e cestinha histórico do Boston Celtics, morreu nesta quinta-feira 25, em Jupiter (Flórida), aos 79 anos de idade.

Publicidade

Havlicek passou as 16 temporadas da sua carreira na NBA com os Celtics e ganhou oito títulos da liga, e além de ter sido selecionado 13 vezes para participar do Jogo das Estrelas, recebeu o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) nas finais de 1974.

Como ala-armador, teve média de 20,8 pontos, 6,3 rebotes, 4,8 assistências e 1,2 roubos de bola durante sua carreira. É o líder de todos os tempos dos Celtics em pontos anotados e partidas disputadas, ocupa o segundo lugar em assistências e o quinto em rebotes.

Publicidade

Havlicek que foi selecionado na sétima rodada do sorteio universitário da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) de 1962 pelo Cleveland Browns, no mesmo ano em que o Boston Celtics o escolheu na primeira rodada do sorteio da NBA.

Ele se juntou a uma equipe icônica dos Celtics que já tinha Bill Russell, Bob Cousy e Sam Jones. Conhecido por sua frieza e resistência física, Havlicek se destacava regularmente ao superar seus oponentes em quadra.

Há anos sofria a doença de Parkinson e estava afastado de suas atividades relacionadas com a NBA.

De acordo com o jornal Boston Herald, Havlicek sofria de pneumonia há três semanas e foi internado pela família.

Os Celtics classificaram Havlicek como “o rosto de muitos dos momentos históricos da franquia”, além de definir o ex-jogador como “um campeão em todos os sentidos”.

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade