Japão decide se permitirá espectadores estrangeiros nos jogos de Tóquio
De acordo com o ministério da Olimpíada e o comitê organizador do evento, decisão deve ser tomada antes do fim do mês
Até o fim de março, o Japão decidirá se os torcedores estrangeiros poderão comparecer à Olimpíada de Tóquio, disse nesta quarta-feira, 3, a ministra responsável pelo evento, Tamayo Marukawa, e pela chefe do comitê organizador, Seiko Hashimoto. Pesquisas mostram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos durante a pandemia de Covid-19.
O jornal Mainichi noticiou que o governo planeja proibir a presença de torcedores estrangeiros porque teme-se que poderiam disseminar o novo coronavírus. Já o diário Yomiuri publicou pesquisa mostrando que 91% dos japoneses querem que os espectadores sejam mantidos em número mínimo ou nem entrem no país.
A pesquisa realizada entre 18 de janeiro e 25 de fevereiro apontou que 70% dos entrevistados disseram estar “interessados na Olimpíada”, mas 58% não querem que ela seja realizada neste ano por causa da Covid-19. Mas esta cifra ficou cerca de 20 pontos percentuais abaixo de números obtidos em pesquisas anteriores.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados no ano passado por causa da pandemia e reagendados para começar no dia 23 de julho.
Com Agência Brasil