Finais e viradas: Corinthians tem saldo positivo contra Galo em mata-matas
Timão vive má fase e conta com retrospecto positivo contra o rival para sonhar na Copa do Brasil; dos sete confrontos, levou a melhor em seis
Corinthians e Atlético Mineiro dão o pontapé inicial do jogo das oitavas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, 17, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão. O confronto, que resguarda partidas marcantes no futebol brasileiro, já decidiu campeonatos e teve viradas históricas. Nas sete vezes em que se enfrentaram em mata-matas, o Corinthians conseguiu a classificação em seis delas, perdeu apenas uma vez, pelas quartas de final da Copa do Brasil em 2014.
PLACAR separou os confrontos. Relembre:
Quartas de final do Brasileirão de 1990
Corinthians 2 x 1 Atlético-MG
O primeiro embate entre as equipes em mata-matas ocorreu no Pacaembu, naquele que foi o segundo da série de vitórias decisivas rumo ao primeiro título nacional. O carrasco do Galo no jogo foi o meio-campista Neto, autor dos dois gols da vitória corintiana. Gérson descontou para os visitantes.
Semifinal do Brasileirão de 1994
Corinthians 3 x 3 Atlético-MG
O jogo de ida da semifinal do Brasileiro no Mineirão foi recheado de emoção e emblemático, com mais de 80 000 presentes no estádio. Em campo, o Galo derrotou o Corinthians por 3 a 2, com três gols de Reinaldo. Marcaram os gols dos alvinegros paulistas Branco e Marcelinho Carioca.
Mesmo perdendo, o resultado foi providencial para a classificação. No jogo da volta, a equipe paulista venceu pelo placar magro de 1 a 0, com gol de Branco, e por ter feito gol fora de casa avançou à final.
Oitavas de final da Copa do Brasil de 1997
Corinthians 2 x 1 Atlético-MG
Sete anos depois, as equipes voltaram a se enfrentar pela Copa do Brasil. Na primeira partida, no Morumbi, os donos da casa levaram a melhor por 1 a 0, com gol de Souza. No jogo de volta, empate: 1 a 1. O Atlético Mineiro abriu o placar que iria para os pênaltis, mas Donizete marcou, de cabeça, para classificar os corintianos às quartas.
Final do Brasileirão de 1999
Corinthians 4 x 3 Atlético-MG
Em 1999, o Corinthians conquistou o tricampeonato Brasileiro sobre o Galo em uma sequência da melhor de três jogos. Na primeira partida, triunfo dos mineiros por 3 a 2. No segundo jogo, vitória corintiana por 2 a 0, com dois gols de Luizão. No terceiro jogo, às vésperas do Natal (dia 22 de dezembro), um 0 a 0 no placar, o suficiente para os paulistas levantarem o título.
Quartas de final da Libertadores de 2000
Corinthians 3 x 2 Atlético-MG
O primeiro e único encontro entre as equipes na Libertadores ocorreu em 2000. O Corinthians avançou à semifinal depois de empatar em 1 a 1. Já na volta, vitória por 2 a 0, com gols de Ricardinho e Edilson Capetinha.
Quartas de final do Brasileirão de 2002
Corinthians 8 x 3 Atlético-MG
Com direito a goleada por 6 a 2 na partida de ida, em pleno Mineirão, o alvinegro conquistou nova classificação sobre o Galo no Brasileirão de 2002. A equipe voltou a vencer o jogo da volta, desta vez por 2 a 1.
Quartas de final da Copa do Brasil de 2014
Corinthians 3 x 4 Atlético-MG
A única vez em que o Corinthians não conseguiu a classificação foi na última vez em que as equipes se enfrentaram em mata-mata e, curiosamente, pela Copa do Brasil. No jogo de ida, vitória por 2 a 0. No jogo da volta, no entanto, o Atlético-MG não apenas reverteu o placar como goleou por 4 a 1.