Fifa anuncia Mundial de Clubes nos moldes da Copa
Torneio será realizado a cada quatro anos, com a primeira edição em junho de 2021, e terá 24 times
Apesar da oposição de equipes da Europa, a Fifa anunciou nesta sexta-feira, 15, um novo Mundial de Clubes nos moldes da Copa do Mundo, confirmando os rumores sobre o desejo de alterar o sistema de disputa da competição.
O torneio será realizado a cada quatro anos, com a primeira edição em junho de 2021, e terá 24 times, com distribuição ainda indefinida. Os critérios de classificação serão determinados por cada confederação.
A Fifa já tentava mudar o Mundial de Clubes havia anos, devido ao baixo retorno econômico do torneio e à falta de interesse dos europeus. A competição ocupará o espaço deixado pela Copa das Confederações, que será extinta.
De acordo com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o Mundial será uma competição “de prestígio”. O Mundial da Fifa, que tem o Real Madrid como atual tricampeão, continuará a ser disputado nos moldes atuais até 2020.
Copa de 2022 – O Conselho da Fifa também autorizou a ampliação da Copa do Mundo do Catar, em 2022, de 32 para 48 seleções. A alteração é um desejo de Infantino, mas ainda será discutida no Congresso da Fifa, em junho.
Se a mudança for de fato implantada, é possível que outros países se juntem ao Catar como sede, mas o emirado enfrenta um boicote de outras nações árabes da região.
(com agência Ansa)