Publicidade
Publicidade

Fatos e curiosidades sobre o Atlético de 1971, o 1º campeão do Brasileirão

Há 50 anos, a CBD organizou um inédito campeonato nacional. Coube ao Galo a honra de ter sido o primeiro a levantar a taça, superando favoritos

Especial Galo campeão de 1971
Especial Galo campeão de 1971

No ano seguinte à conquista do tricampeonato mundial, em 1970, no México, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) decidiu organizar o primeiro Campeonato Nacional de Clubes. Desde 1959, haviam sido realizadas a Taça Brasil, a Taça de Prata e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O Fluminense, último vencedor do Robertão, o Santos de Pelé, o Botafogo de Jairzinho e o São Paulo de Gérson eram os favoritos, mas quem levou a melhor foi o Atlético-MG.

Publicidade

Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Vinte clubes, de oito estados, foram divididos em dois grupos de dez. Jogavam todos contra todos, em turno único, com os seis melhores de cada chave passando à segunda fase. Na nova divisão, eram três grupos de quatro equipes. Só o melhor passava para o triangular final. No primeiro jogo, no Mineirão, vitória por 1 a 0 sobre o tricolor carioca com gol de Oldair.

Especial Galo campeão de 1971
Especial Galo campeão de 1971

Em seguida, no Morumbi, o São Paulo fez 4 a 1 no Botafogo. Assim, no dia 19 de dezembro, no Maracanã, bastava um empate contra o Fogão para dar o título ao Galo. Mas Dario marcou aos 16 minutos do segundo tempo e garantiu a festa da vitória.

Publicidade

No total, foram 27 jogos, com doze vitórias, dez empates e cinco derrotas. Desde então, o clube foi cinco vezes vice-campeão brasileiro (em 2012, isso
lhe garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte, conquistada de forma heroica). Agora, sua torcida aposta pesado na repetição daquele feito inesquecível, de cinquenta anos atrás.

Bola de Prata
‘Bola de Prata
Especial Galo campeão de 1971
Especial Galo campeão de 1971

Reportagem publicada na seção “Um Grande Time” da edição impressa 1481 de PLACAR, de novembro de 2021 

Publicidade