Publicidade
Publicidade

Eduardo Cunha anuncia criação de CPI da Fifa na Câmara

Câmara dos Deputados investigará crimes de fraude, suborno e formação de quadrilha dentro da entidade máxima do futebol mundial

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, anunciou nesta quinta-feira a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção contra dirigentes da Fifa. Os trabalhos da comissão terão início depois do Carnaval, em meados de fevereiro.

Publicidade

O deputado federal (Rede Sustentabilidade-RS) e ex-judoca João Derly foi o autor da sugestão da pauta, que investigará crimes de fraude, suborno e formação de quadrilha dentro da entidade máxima do futebol mundial – o que já vem sendo feito pela Justiça americana desde o início de 2015.

Leia também:

Ex-presidente da Conmebol acusa Teixeira de liderar esquema de propinas; brasileiro nega

Chute no traseiro: Fifa demite Jérôme Valcke

Platini retira candidatura à presidência da Fifa

O escândalo de corrupção dentro da Fifa atingiu proporções máximas em maio do ano passado, quando sete dirigentes ligados à entidade, dentre eles o então presidente da CBF, José Maria Marin, foram presos pelo FBI. As investigações também causaram as saídas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do ex-mandatário da Uefa, Michel Platini. Ambos foram banidos do futebol por oito anos. O ex-secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, também foi destituído e demitido da entidade.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=dZKdEiNr8Fg

(com Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade