Publicidade
Publicidade

De 9 para volante: como Joelinton se reinventou e virou xodó do Newcastle

Revelado pelo Sport, o meio-campista de 26 anos já foi eleito melhor jogador do time e se tornou peça fundamental na classificação para a Champions League

Joelinton viveu uma verdadeira transformação com a camisa do Newcastle. De atacante contestado nos últimos dois anos, hoje o brasileiro é titular absoluto da equipe inglesa atuando mais recuado, como volante, graças ao olhar clínico do técnico Eddie Howe. Aos 26 anos, o atleta pernambucano, revelado pelo Sport e há oito anos no futebol europeu, se reinventou, foi eleito pela torcida do Newcastle como o melhor jogador da equipe na temporada 2021/2022 e foi peça fundamental na atual temporada, em que conseguiu o histórico resultado de colocar o time inglês de volta a Champions League.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca

Na atual temporada, o camisa 7 foi fundamental na classificação do Newcastle para a Champions League. O brasileiro entrou em campo em 32 jogos da Premier League e marcou seis gols, além de quatro assistências. Afinal, a nova função de Joelinton dentro de campo deixou de ser fazer gols, mas sim de evitar que o time sofra. Em desarmes, ele é o segundo melhor da equipe, atrás somente do compatriota Bruno Guimarães.

Na última temporada, antes do alto investimento no clube, que ainda brigava na parte de baixo da tabela, Joelinton foi eleito o melhor jogador do Newcastle pela própria torcida e comentou a honra na época.

Publicidade

“Estou muito feliz por ter sido escolhido o melhor jogador do Newcastle nessa temporada. É motivo de muita alegria e satisfação poder chegar nessa reta final com esse prêmio. Aconteceram muitas coisas nessa temporada e é muito gratificante ter esse reconhecimento”, destacou o brasileiro ao site do clube.

 

Joelinton Cássio Apolinário de Lira é natural de Aliança, município de cerca de 40.000 habitantes no interior de Pernambuco. Começou a carreira no Sport de Recife, desde as categorias de base, chegando até a morar no alojamento do clube, sob as arquibancadas do estádio Ilha do Retiro. Com 18 anos, ganhou as primeiras oportunidades no elenco profissional.

Naquele ano, Joelinton teve boa sequência no Sport, então comandado pelo técnico Eduardo Baptista. “Vai ser difícil segurar Joelinton no Sport. Até achava que ainda não era a hora de colocá-lo para jogar, mas ele vem mostrando que está pronto ”, disse o técnico em entrevista coletiva após um jogo pelo Brasileirão em 2014. “É jogador para Europa”, profetizou.

Publicidade

Foram 39 jogos pelo Leão da Ilha do Retiro e sete gols anotados. Meses após o presságio de Eduardo Baptista, Joelinton foi negociado junto ao alemão Hoffenheim. De lá, ainda teve passagens pelo Rapid Wien, da Áustria, emprestado por duas temporadas seguidas. Atuando como atacante, foram 21 gols em 79 jogos pelo time austríaco. Antes de ir à Terra da Rainha, ainda anotou 11 gols em 31 jogos pelo time alemão.

Em 2019, Joelinton, então com 22 anos, foi negociado pelo Newcastle, até então, como a contratação mais cara da história time inglês, que desembolsara cerca de 40 milhões de euros.

A estreia se deu em um amistoso antes do início da temporada 2019/20. Com a camisa 9, ao maior estilo centroavante, Joelinton abriu o placar contra o Saint-Etinene, da França. Naquele ano, atuou em 44 jogos -37 como titular- e fez quatro gols e outras quatro assistências. No ano seguinte, foram 36 jogos – dez deles como reservas-, seis gols e três assistências.

A situação, porém, não correspondia com a expectativa da torcida. Apesar de sua habilidade tática, o jogador passava longe dos números ideais para um artilheiro. Tudo mudou com a chegada do novo técnico, que enxergou potencial no pernambucano de 1,86m de altura para outra função.

Joelinton e técnico Eddie Howe durante treinamento/
Joelinton e técnico Eddie Howe durante treinamento

A mudança tática, um tanto quanto ousada do técnico Eddie Howe, que chegou à equipe em novembro de 2021, após o Newcastle ser comprado por um fundo de investimento Saudita, rapidamente surtiu efeito.

A novidade ocorreu primeiro de forma emergencial, na partida contra o Norwich, quando o atacante foi recuado para o meio-campo após a expulsão de um colega de equipe. A atuação surpreendeu o técnico, que já o testava em outras posições.

“Ele correu cada centímetro do gramado. Joelinton deu tudo que tinha pelo time. Ele tem uma mentalidade muito altruísta e acho que pode continuar a melhorar. Ele será um grande jogador para nós. Nós gostamos muito dele. Tem uma boa mistura de capacidade física, habilidade técnica e inteligência tática. Você viu o jogo de pés dele em espaços curtos na terça-feira, quando ele começou como camisa 10 e depois recuou ao meio-campo onde, após poucas instruções, ele mostrou sua consciência tática. Ele foi brilhante”, disse o Howe em dezembro passado.

Dupla brasileira Bruno Guimaraes e Joelinton
Dupla brasileira Bruno Guimaraes e Joelinton

Desde então, o jogador passou a ser escalado mais atrás, no meio campo, ao lado de outro brasileiro, Bruno Guimarães, e de Sean Longstaff. “Nunca tinha jogado nessa posição. Só de centroavante, ponta ou como um camisa 10. Mas quando assisto a jogos, procuro observar todas as posições, pois gosto de entender o jogo. Então, para mim, não foi tão complicada a mudança. Isso se soma à minha vontade de evoluir, aprender e ajudar a equipe. Sempre me esforcei, me dediquei, e agora não seria diferente”, disse o jogador em entrevista recente ao ge.

Depois de sobreviver na última temporada, o Newcastle se reforçou e fez uma campanha histórica na atual edição da Premier League. O time do norte da Inglaterra terminou a competição dentro do G-4 e classificado para a Champions League após 20 anos distante do maior torneio de clubes do continente.

Mesmo após o alto investimento no Newcastle e as contratações que entregaram resultado, o brasileiro Joelinton conseguiu se reinventar e virar solução na equipe inglesa. Pisou firme no chão e garantiu seu espaço no time ainda vai deve crescer mais e mais no cenário europeu.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade