Croácia e Turquia garantem últimas vagas diretas para a Eurocopa
Cazaquistão surpreende a Letônia e tira a vaga direta da Hungria para o torneio
Parecia improvável. A Hungria já comemorava sua vaga como melhor terceira colocada para a Eurocopa. Mas tudo que tinha que dar errado para os húngaros aconteceu nesta terça (13). Assim, Turquia e Croácia levaram vagas diretas para o torneio.
A Turquia tinha que vencer seu jogo e torcer para uma vitória do Cazaquistão na Letônia para ser o melhor terceiro colocado. Com a vitória do Cazaquistão na Letônia, o time cazaque jogaria a Letônia para a lanterna e, para critério de classificação, os turcos só ficariam com menos dois pontos na lista dos terceiros colocados*. Caso o Cazaquistão fosse lanterna, os turcos perderiam seis pontos. Assim, a vitória de 1 x 0 dos cazaques na Letônia já ajudava os turcos. Agora, o time precisava vencer a Islândia, em casa, para chegar aos 18 pontos e, com os dois perdidos, ficar como melhor terceiro colocado com 16 pontos. Aos 33 da segunda etapa, com o jogo ainda 0 x 0, Tore foi expulso após falta dura por trás. Mas o sonho turco não havia morrido. Aos 44 minutos da segunda etapa, Inan, em cobrança perfeita de falta, fez 1 x 0 para os turcos e levou o time, de forma direta para as Eliminatórias. Com isso tudo, a Holanda ficou em quarto na chave e está fora do torneio.
A Croácia conseguiu sua vaga graças à vitória de 2 x 0 sobre Malta e à derrota da Noruega, de virada, de 1 x 2 para a Itália fora de casa. Assim, os croatas chegaram aos 20 pontos e garantiram o segundo lugar no grupo H, deixando os noruegueses em terceiro e nos playoffs, com 19.
No grupo B, a Bósnia precisava vencer o Chipre para garantir com 100% sua vaga nos playoffs. E mesmo fora de casa, após estar perdendo por 1 x 2, os bósnios fizeram 3 x 2, chegaram aos 17 pontos e se garantiram nos playoffs. Bélgica e País de Gales venceram seus jogos e terminaram em primeiro e segundo no grupo. A vitória belga, inclusive, deve colocar a equipe na liderança do ranking da Fifa.
Assim, disputam as últimas quatro vagas, nos playoffs, Hungria, Ucrânia, Noruega, Dinamarca, Suécia, Irlanda, Bósnia e Herzegovina e Eslovênia.
*Como há um grupo nas Eliminatórias com uma equipe a menos (cinco), todos os grupos com seis equipes desconsideram os pontos conquistados contra o lanterna da chave, para igualar as condições dos terceiros colocados na luta pela vaga direta para a Eurocopa.
Jogos de terça-feira (13) (pontos entre parênteses)
Grupo A
(13) Holanda 2 x 3 República Tcheca (22)
(18) Turquia 1 x 0 Islândia (20)
(5) Letônia 0 x 1 Cazaquistão (5)
Grupo B
(23) Bélgica 3 x 1 Israel (13)
(21) País de Gales 2 x 0 Andorra (0)
(12) Chipre 2 x 3 Bósnia e Herzegovina (17)
Grupo H
(24) Itália 2 x 1 Noruega (19)
(2) Malta 0 x 1 Croácia (20)
(11) Bulgária 2 x 0 Azerbaijão (6)