Passadas as fases preliminares, a Copa do Nordeste 2024 se inicia no próximo sábado, 3, com 16 equipes na disputa e a expectativa por grande competitividade. O tricampeão Ceará defende o título conquistado na última final diante do Sport e terá concorrentes de peso. Carinhosamente apelidado de ‘Lampions League”, o principal torneio regional do país será transmitido em TV aberta pelo SBT e entre os canais pagos por ESPN, Star+, DAZN e Nosso Futebol.
A primeira fase da Copa do Nordeste é dividida em dois grupos de oito times. Ceará, Sport e Vitória estão no grupo A, enquanto Fortaleza, Bahia e Náutico puxam a fila do B. Os clubes de uma chave enfrentam os da outra, com os quatro primeiros classificados às quartas de final. Bahia e Vitória são os maiores campeões do torneio, com quatro taças, seguidos por Ceará e Sport, com três.
A edição de 2024 será aberta neste sábado, 3, com quatro jogos:
Náutico x Botafogo-PB – 16h – Aflitos, no Recife/PE
Fortaleza x América-RN – 16h – Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Itabaiana x CRB -19h – Etelvino Dantas, em Itabaiana/SE
Treze x River-PI – 19h – Amigão, em Campina Grande/PB
https://www.instagram.com/p/C2Qqsc3MOGw/
Com cada vez mais prestígio nos últimos anos, o torneio soma parceiros importantes e também promete uma disputa acirrada fora dos gramados, ao reunir equipes com projetos esportivos que têm resultado em novos modelos de gestão e a arrecadação de mais receitas, além de ampliar a visibilidade e o valor de marca dos clubes participantes.
Os rivais Fortaleza e Ceará, por exemplo, são dois dos clubes que obtiveram maior valorização entre 2020 e 2023, conforme recente estudo da Sports Value, que apontou o Leão como o terceiro a ter maior valorização no Brasil no período, de 152%, enquanto o rival alvinegro cresceu 62% e ficou na nona colocação no ranking nacional.
No caso do Fortaleza, o clube conta com projeto de gestão de longo prazo, desde 2017, quando Marcelo Paz assumiu a presidência do clube. Atualmente ele é CEO da SAF do Fortaleza, constituída em 2023, e destaca como o Leão vem apostando cada vez mais no crescimento da marca, inclusive com maior exposição internacional, a partir sucessivas participações na Libertadores e o vice da Copa Sul-Americana em 2023. “Mantemos um departamento comercial extremamente ativo e trabalhamos com bastante enfoque no licenciamento. Isso tudo potencializa a marca e a exposição internacional”, pontua.
Outra equipe de destaque na Copa do Nordeste é o Bahia, que conta com investimentos do grupo City e, para esta temporada, reforçou o elenco com nomes de destaque, como o meia Everton Ribeiro, e realizou três das maiores compras do futebol nordestino, casos de Caio Alexandre, Jean Lucas e Moisés. Fora de campo, também há acordos de destaque que fortalecem o clube, como o contrato de patrocínio com o Esportes da Sorte, o maior da história da agremiação, além de parcerias para impulsionar o programa de sócios-torcedores, que em dezembro chegou à marca histórica de 55 mil associações.





