O centroavante argentino Jonathan Calleri está a um passo de se tornar o sexto jogador estrangeiro a alcançar a marca de 200 jogos pelo São Paulo. Essa importante conquista é esperada para hoje, 12, quando a equipe enfrenta o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Atualmente em sua segunda passagem pelo Tricolor, Calleri já disputou 199 partidas, das quais 168 foram jogadas desde seu retorno ao clube em 2021. A lista dos estrangeiros com mais de 200 jogos pelo São Paulo inclui outros craques renomados, como o goleiro argentino José Poy, três uruguaios e Arboleda, que é o único atleta do elenco atual a figurar nessa relação.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Quais são os estrangeiros com mais de 200 jogos pelo São Paulo?

A trajetória de Calleri no São Paulo é marcada por sua dedicação e gols decisivos. Na lista dos jogadores estrangeiros que ultrapassaram essa marca histórica pelo Tricolor, encontramos os seguintes nomes:

  • José Poy (Argentina) – 525 jogos
  • Darío Pereyra (Uruguai) – 453 jogos
  • Pedro Rocha (Uruguai) – 392 jogos
  • Arboleda (Equador) – 297 jogos
  • Pablo Forlán (Uruguai) – 243 jogos
  • Lugano (Uruguai) – 213 jogos

Calleri: O retorno triunfal ao Morumbi

Calleri começou sua história com o São Paulo em uma primeira passagem que, apesar de breve, foi bastante impactante. Em apenas 31 jogos, ele marcou 16 gols antes de se transferir para o West Ham, da Inglaterra. Apesar de uma carreira europeia sem grande brilho, sua identificação com o São Paulo e o desejo de torcedores pelo seu retorno fez com que ele voltasse ao clube em 2021.

Desde então, Calleri tem sido fundamental para o time. Com 75 gols, é o segundo maior artilheiro entre os jogadores nascidos fora do Brasil, permanecendo ainda distante de Pedro Rocha, que na década de 1970 marcou 119 gols pelo clube.

Calleri: Ídolo e esperança para a Copa do Brasil

Até hoje, o São Paulo registra 90 jogadores estrangeiros que já vestiram a camisa do clube em pelo menos uma partida. Além desses, outros quatro fizeram parte dos elencos, mas nunca chegaram a entrar em campo. Calleri é, sem dúvida, um dos mais destacados entre eles.