Brasileiro Filipe Toledo vence etapa do Mundial de surfe no Rio
Com a vitória, o brasileiro ocupa o segundo lugar no ranking geral, atrás do campatriota Adriano de Souza
O brasileiro Filipe Toledo venceu a etapa do WCT no Rio de Janeiro neste domingo. Ele enfrentou o australiano Bede Durbidge na decisão e somou 19,87 pontos contra 13,10 do adversário. O garoto de 20 anos já havia vencido a primeira etapado do circuito, em Gold Coast, em março.
Leia também:
Surfe: Gabriel Medina é eliminado por estreante havaiano
Johnny Cabianca: o criador das pranchas de Gabriel Medina
Filipe afirmou que sonhava vencer a disputa em seu país e mostrou confiança no restante da temporada. “Este vai ser um ano maravilhoso, para mim, para o Adriano (de Souza), e nós vamos lutar pelo título.”
Uma multidão lotou a praia da Barra da Tijuca para acompanhar a vitória do brasileiro. Filipinho encontrou condições propícias para mostrar seu melhor surfe. As ondas pequenas e rápidas favoreceram os seus aéreos e o colocaram sempre um passo à frente de seus rivais. Na quarta fase, ele já havia recebido nota 10 por uma série de manobras ousadas.
O menino de Ubatuba, no litoral de São Paulo, teve bem em quem se espelhar. Ele é filho de Ricardo Toledo, uma das primeiras referências do surfe brasileiro, e bicampeão nacional (1991 e 1995). Hoje, o pai acompanha Filipinho em todas as viagens e atua como técnico e gestor de sua carreira.
Com a conquista deste domingo, Filipe Toledo ocupa o segundo lugar no ranking geral, com 25,700 pontos. O primeiro é o brasileiro Adriano de Souza (26,250).
Mais cedo, a americana Cortney Conlogue venceu Bianca Buitendag por 14,50 a 11,10. Cortney carregou uma bandeira brasileira no mar e, assim como Filipe, também foi ovacionada pelo público. Com o resultado, ela segue firma na segunda posição do ranking. A próxima etapa das categorias feminina e masculina será realizadas em Fiji, entre 7 e 19 de junho.
(Da redação)