Publicidade
Publicidade

Brasileirão 2018 começa sem grande favorito. E sem estrelas

Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo iniciam disputa com melhores perspectivas, mas até dezembro muita coisa pode mudar

O Campeonato Brasileiro de 2018 será aberto neste sábado com três jogos: Cruzeiro x Grêmio (16h), Vitória x Flamengo (19h) e Santos x Ceará (21h). Como o próprio torneio mostrou diversas vezes, é dificílimo prever em abril quem disputará o título em dezembro – há um ano, quem imaginaria que o Corinthians seria campeão de 2017? A janela de transferências do meio do ano costuma desmontar equipes e, por vezes, trazer boas surpresas ao país.

Publicidade

Por enquanto, alguns clubes despontam com candidatados mais fortes: o Palmeiras, time mais rico do país no momento, o campeão continental Grêmio, o organizado Cruzeiro, o eficiente e regular Corinthians e até o Flamengo, que, apesar do momento conturbado, tem elenco para crescer. São PauloAtlético Mineiro e Santos, com jogadores de renome, correm por fora. Botafogo e Vasco tentarão surpreender, como fizeram no Estadual.

Formato e pausa durante a Copa

Mais uma vez, o campeonato será disputado por vinte equipes, e o campeão será definido por pontos corridos após 38 rodadas – a última em 2 de dezembro. O campeonato começou mais cedo, pois terá pausa de pouco mais de um mês (entre 13 de junho e 18 de julho), por causa da disputa da Copa do Mundo da Rússia. Os clubes que retornam à elite em 2018 são Inter, Ceará, América Mineiro e Paraná.

Publicidade

Sem estrelas

Seguindo uma tendência já vista nos Estaduais, os clubes andam bem mais econômicos na montagem de seus elencos. E não se trata de austeridade dos dirigentes: na maioria dos casos, a economia é uma necessidade extrema, e não opção. Clubes como Santos e Corinthians assumiram suas frágeis situações financeiras e, apesar de terem vendido estrelas, ainda não conseguiram substitutos. O Fluminense, que por anos desfrutou do auxílio do patrocinador, também enxugou sua folha salarial.

Até mesmo Palmeiras e Flamengo, os clubes mais ricos da atualidade, evitaram extravagâncias – nesse caso, para não repetir os erros do ano passado. Corinthians e Grêmio seguiram as receitas de sucesso do ano passado, com contratações bem mais modestas. São Paulo e Cruzeiro são os mais “gastões”, mas apenas o segundo já viu o investimento prosperar em 2018 com o título mineiro. 

Continua após a publicidade

Candidatos a craque

Entre os atletas que iniciam o torneio com boas perspectivas destacam-se os palmeirenses Dudu, Miguel Borja e Lucas Lima; o corintiano Rodriguinho; os gremistas Luan e Arthur; os flamenguistas Diego e Henrique Dourado (artilheiro do último Brasileirão ao lado de Jô); o cruzeirense Thiago Neves; e os atleticanos Otero e Ricardo Oliveira, entre outros.

Publicidade

Há também bons candidatos a destaques jovens, como Pedrinho e Mateus Vital (Corinthians); Paulinho (Vasco); Rodrygo (Santos); Lucas Paquetá e Vinícius Júnior (Flamengo); Raniel (Cruzeiro); e Liziero (São Paulo).

O goleiro Jailson (dir), do Palmeiras, cumprimenta Gabriel Barbosa, do Santos, após partida válida pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Paulista, realizada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) - 27/03/2018
Dudu, Gabigol e Jailson, candidatos a destaques do Brasileirão Paulo Whitaker/Reuters

Jogos da primeira rodada

Sábado 14/04

16h – Cruzeiro x Grêmio (Mineirão)
19h – Vitória x Flamengo (Barradão)
21h – Santos x Ceará (Pacaembu)

Domingo – 15/04

11h – América-MG x Sport (Independência)
16h -Vasco da Gama x Atlético-MG (São Januário)
16h – Corinthians x Fluminense  (Arena Corinthians)
16h – Internacional x Bahia (Beira-Rio)
19h – Atlético-PR x Chapecoense (Arena da Baixada)
20h –
 Botafogo x Palmeiras (Engenhão)
20h – São Paulo x Paraná (Morumbi)

 

Continua após a publicidade

Publicidade