Brasil é surpreendido pela Turquia e perde invencibilidade no Grand Prix de vôlei
Após campanha irretocável na primeira fase, seleção brasileira perde na estreia da reta final e depende de adversários para conquistar o título
A seleção brasileira feminina de vôlei perdeu a invencibilidade no Grand Prix de 2014 nesta quarta-feira. As atuais campeãs olímpicas foram surpreendidas pela modesta Turquia com uma derrota por 3 sets a 2, com parciais de 25/18, 25/23, 21/25, 19/25 e 15/12, na primeira rodada da fase final da competição, em Tóquio, no Japão.
Leia também:
Brasil termina invicto fase classificatória do Grand Prix
Brasil vence EUA de virada no Grand Prix
Brasil atropela EUA em SP e segue 100% no Grand Prix
O Brasil tinha o favoritismo todo a seu favor, pois havia perdido apenas dois sets em toda a competição. No entanto, as turcas pareciam mais concentradas e venceram os dois primeiros sets. Preocupado com o desempenho abaixo da média de suas jogadoras, o técnico José Roberto Guimarães resolveu arriscar e colocou em quadra atletas menos experientes, como Tandara, Gabi e Carol. A mudança surtiu efeito imediato, o Brasil empatou o jogo e levou a decisão para o tie-break.
No desempate, o Brasil manteve um bom nível, mas foi superado pelas turcas por 15/13. Por ter levado o jogo para o quinto set, as brasileiras levaram um ponto, contra dois das turcas. Com o tropeço, o Brasil não depende mais de seus próprios resultados para conquistar seu décimo título do Grand Prix. Na fase final, seis seleções jogam entre si em turno único e quem fizer mais pontos leva o troféu. O próximo compromisso do Brasil será na madrugada de quinta-feira, contra a China. No mesmo dia, as turcas enfrentam o Japão.
(Com agência Gazeta Press)