A seleção brasileira já está se preparando para a disputa da Copa América 2024, nos Estados Unidos. No próximo sábado, 8, o time comandado por Dorival Júnior encara o México no primeiro amistoso com dúvida entre Alisson e Bento pela titularidade no gol.
A disputa na posição se intensificou entre os dois nomes após o goleiro Ederson, do Manchester City, ser cortado em razão de lesão na órbita ocular. Com isso, Rafael, do São Paulo, foi chamado e deve ocupar a vaga de terceira opção, deixando a luta por ser titular entre os arqueiros de Athletico Paranaense e Liverpool.
Dorival Júnior comandou o Brasil em dois jogos: os amistosos contra Inglaterra e Espanha. Na ocasião, em que Alisson e Ederson estiveram indisponíveis por problemas físicos, Bento foi o dono da posição e não decepcionou no triunfo por 1 a 0 em Wembley e empate em 3 a 3 no Santiago Bernabéu.
‘O jovem do Furacão surgiu, então, como uma nova alternativa a Alisson, titular do Brasil nas Copas do Mundo de 2018 e 2022 e referência do Liverpool. Na comparação entre os dois, um dos pontos é a idade: Bento completa 25 anos no dia 10 deste mês e chegará ao próximo Mundial com 27 anos, enquanto o goleiro dos Reds tem 31, e terá 33 anos na metade de 2026.
Em números, Bento tem como principal trunfo o desempenho em suas primeiras duas partidas com a Amarelinha. Contra a Inglaterra e a Espanha, ele somou oito defesas em 11 chutes na direção do gol. Ou seja, salvou o Brasil em 72,7% das finalizações precisas sofridas.
Alisson, contudo, tem a experiência ao seu lado. Outro fator é que, apesar de ter saído derrotado em seus dois últimos jogos na seleção (contra Argentina e Colômbia, ainda com Fernando Diniz), o goleiro gaúcho não deixou a desejar individualmente. Nesses dois duelos, realizou nove defesas em 12 chutes certos cedidos. Assim, salvou a seleção em 75% das finalizações adversárias no sentido da meta.





