Uma das principais feiras de carros do mundo, o Salão do Automóvel de Pequim acontece até o fim do mês e traz desde veículos conceituais até modelos movidos a combustíveis alternativos, como o Audi TT híbrido. A feira chinesa tem crescido a cada ano – ela se alterna entre Pequim e Xangai – e as […]
Uma das principais feiras de carros do mundo, o Salão do Automóvel de Pequim acontece até o fim do mês e traz desde veículos conceituais até modelos movidos a combustíveis alternativos, como o Audi TT híbrido. A feira chinesa tem crescido a cada ano – ela se alterna entre Pequim e Xangai – e as montadoras do mundo todo aproveitam o evento para mostrar inovações e, principalmente, tentar ganhar uma fatia do volumoso mercado asiático, em particular o chinês.
Fabricantes americanos e europeus guardaram algumas de suas novidades para serem exibidas em primeira mão no Oriente. O segmento de utilitários esportivos traz alguns dos destaques do salão como o CX-R, da Citroën, e o ix25, da Hyundai. Em Pequim, também foi mostrado o “renascido” Ford Escort, agora com a grade dianteira trapezoidal das novas gerações do Fiesta e do Focus.
1/9 Ford Escort – A versão final do sedã, desenvolvida pela equipe de designers da Ford da Austrália conta com motor 1.5 a gasolina que rende 113 cv de potência. Entre os itens de série, ar-condicionado digital, teto solar e volante multifuncional. A previsão é de que o Escort comece a ser produzido e vendido já neste ano. (Divulgação/VEJA)
2/9 Audi TT – O utilitário-esportivo conceito tem como base o cupê esportivo de mesmo nome e é equipado com um sistema híbrido do tipo plug-in, ou seja, as baterias podem ser recarregadas em tomada. Os dois motores elétricos são associados a um 2.0 turbo e a potência total é de cerca de 406 cv (Divulgação/VEJA)
3/9 7) Volkswagen Golf R 400 – O conceito baseado no Golf R promete mais energia. O motor 2.0 foi retrabalhado para atingir a potência máxima de 400 cv, velocidade de até 280 km/h e chegar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Há dupla saída de escapamento e rodas de liga leve de 19 polegadas (Divulgação/VEJA)
4/9 Chevrolet Cruze – A Chevrolet apresenta a segunda geração do sedã que tem presença notável no mercado brasileiro, mas ainda sem data para chegar por aqui. Na China, ele terá duas opções de motor: 1.4 turbo e 1.5 padrão. Os câmbios podem ser manual ou automático de seis marchas e automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. (Divulgação/VEJA)
5/9 Citroën C-XR – O utilitário é o primeiro projeto do Grupo PSA com a chinesa Dongfeng e compartilha da plataforma do “irmão mais velho”, o Peugeot 2008. O motor também é o mesmo, o 1.6 turbo de 165 cv. A versão final de produção deverá ser apresentada somente em outubro, durante o Salão de Paris, na França. (Divulgação/VEJA)
6/9 Mini Paceman – O modelo também passou por retoques no visual. A versão cupê do Countryman agora contará com mais três tons de cores e detalhes internos cromados. As opções de motores (diesel e gasolina) não foram alteradas. Somente a potência que passou de 184 cv para 190 cv. O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas (Divulgação/VEJA)
7/9 Hyundai ix25 – A versão “compacta” do ix35, esperada pelo mercado brasileiro para chegar por aqui até o final deste ano, foi apresentada como um conceito desenvolvido pela marca sul-coreana para conquistar a simpatia dos chineses. O motor será o mesmo do utilitário que o inspirou, o 2.0. (Divulgação/VEJA)
8/9 Ford Everest – O utilitário tem como base a picape Ranger e será vendido no Brasil. O veículo de sete lugares virá para disputar mercado com o Chevrolet Trailblazer e o Hyundai Santa Fe. A produção do modelo para a América Latina será na fábrica da Ford em Mendoza, na Argentina, da onde sai a Ranger (Divulgação/VEJA)
9/9 Rolls-Royce Pinnacle Travel Phantom – A versão alongada e customizada do Phantom foi uma iniciativa da marca inglesa para “homenagear” os chineses que, segundo um levantamento da ONU, foi o povo que mais gastou em viagens no exterior. O preço do automóvel não foi divulgado (Divulgação/VEJA)