A Fifa anunciou nesta sexta-feira, 21, a expansão do Fifa Series, evento criado para fomentar amistosos entre seleções de diferentes confederações, após sucesso do projeto piloto em 2024.

A edição de 2026 acontecerá na janela de março, para seleções masculinas. A novidade fica por conta da inclusão da Fifa Series de futebol feminino, a ser realizada em abril, com Brasil como uma das sedes e participantes ainda a confirmar.

“A iniciativa fortalece os Objetivos Estratégicos da FIFA para o Futebol Global: 2023-2027, promovendo oportunidades para confrontos internacionais relevantes”, informou a entidade que rege o futebol mundial.

A Fifa considerou sucesso a edição piloto realizada em março de 2024 e decidiu ampliar o número de Associações Membro Participantes (AMPs), com mais sedes e equipes femininas. O formato expandido visa facilitar partidas internacionais mais relevantes e contribuir diretamente para o desenvolvimento do futebol mundial, diz a entidade, em nota.

“A Série FIFA visa desbloquear o potencial de desenvolvimento de jogadores, treinadores e torcedores, promovendo a universalidade e a diversidade do futebol por meio de partidas significativas. A edição de 2026 ampliará ainda mais esse impacto, tanto para o futebol masculino quanto para o feminino”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Ao conectar nações por meio da competição, a Série FIFA busca fortalecer o esporte em todos os níveis, levando as comunidades locais ao cenário global.”

Quando e como será o Fifa Series 2026

A Fifa Series masculina contará com uma série de partidas importantes que serão realizadas na Austrália, Azerbaijão, Indonésia, Cazaquistão, Ilhas Maurício, Porto Rico, Ruanda e Uzbequistão. As negociações também estão avançando com outras Associações Membro da Fifa, que poderão se juntar como países-sede adicionais nos próximos meses.

Já a Fifa Series feminina estreará com eventos no Brasil, Costa do Marfim e Tailândia. A programação completa será anunciada no início de 2026.

Cada grupo da série reunirá seleções nacionais de diferentes confederações em um formato de amistoso, concebido para criar uma interação futebolística valiosa sem adicionar jogos ao calendário internacional.