Publicidade
Publicidade

United na Champions e Liverpool fora: a reta final das ligas na Europa

Luta por vagas em competições europeias, título e contra o descenso esquenta desfecho dos cinco maiores campeonatos do continente; confira panorama

O Manchester United assegurou classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões. Ausente na atual temporada, os Red Devils confirmaram presença com a vitória por 4 a 1 diante do Chelsea, na última quinta-feira, 25, em confronto pela 37ª rodada do fim da Premier League.

Publicidade

A uma rodada do fim da competição nacional, a equipe ocupa a terceira colocação, com 72 pontos, e não corre mais riscos de deixar o bloco dos quatro primeiros colocados que asseguram vaga à principal competição continental.

Na Inglaterra, os outros classificados são: Manchester City (89), Arsenal (81) e Newcastle (70).

Em compensação, o Liverpool, quinto colocado com 66, só disputará a Liga Europa. A última vez que os Reds estiveram no torneio, ausentes da Champions, foi na temporada 2015/16. Na ocasião, terminaram com o vice do torneio.

Publicidade

A temporada do futebol europeu está chegando ao fim. Na Itália, Espanha e Inglaterra os campeões já estão definidos. Na França, o Paris Saint-Germain deve levantar a taça neste fim de semana. Já na Alemanha, o Borussia Dortmund depende só de si para conquistar a Bundesliga novamente após 11 anos.

Confira o cenário das cinco grandes ligas europeias:

Premier League

O Manchester City consolidou o tricampeonato ao bater o Chelsea por 1 a 0 no último domingo, 21. Outros destaques de peso são o retorno do Newcastle à Champions após vinte anos, assim como a improvável boa campanha do Brighton, sexto colocado, que pela primeira vez em sua história disputará uma competição europeia.

O lendário Nottingham Forest confirmou permanência na elite inglesa. As surpresas negativas ficaram por conta do Liverpool, que jogará a Liga Europa, e o Chelsea, que não se classificou nem à Conference League.

Publicidade

Briga pelo título: o Manchester City consolidou a conquista após 36 rodadas. O time, agora, tem 89 pontos, oito a mais que o Arsenal, o vice-líder. Ambos não podem mais ser superados em suas colocações.

Competições europeias: apesar da decepção pela perda do titulo, o Arsenal celebra o retorno à Champions League, bem como o Newcastle. O Manchester United. terceiro colocado com 72, foi outro a garantir classificação. Liverpool e Brighton, quinto e sexto colocados, respectivamente. jogarão a Liga Europa. Aston Vila e Tottenham brigam por uma vaga na Conference League. O Chelsea, por sua vez, não disputará torneios continentais.

Rebaixamento: o Southampton, com 24 pontos, é o único já rebaixado matematicamente. Leeds (31), Leicester (31) e Everton (33) ainda brigam por uma última vaga de salvação. O Nottingham, com 37 pontos, está livre.

Artilharia: Erling Haaland, do City, tem 36 gols, o recorde histórica da Premier League

1. Manchester City- 89 pontos (CAMPEÃO)
2. Arsenal – 81 pontos
3. Manchester United – 72 pontos
4. Newcastle – 70 pontos
5. Liverpool – 66 pontos
6. Brighton – 62 pontos

Serie A

Andrea Agnelli, Maurizio Arrivabene e Pavel Nedved, os pivôs da crise da Juve -
Andrea Agnelli, Maurizio Arrivabene e Pavel Nedved, os pivôs da crise da Juve

O grito entalado por 33 anos enfim foi solto e o Napoli é o campeão do Italiano de 2022/2023. Assim, a emoção ficou reservada para as brigas por competições europeias. No começo da semana, a Série A foi abalada pelo anúncio da punição de dez pontos à Juventus ao final de um julgamento sobre fraude fiscal. Com isso, a Velha Senhora pulou da segunda para a sétima colocação, com 59 pontos, fora da zona de classificação europeia.

Briga pelo título: o Napoli garantiu o fim de um jejum de 33 anos ainda na 33ª rodada. 

Competições europeias: apenas o Napoli já está 100% garantido na Champions. Atualmente, Lazio, Inter de Milão e Milan ocupam as outras três vagas, com Atalanta na Liga Europa e Roma na Conference, mas com a Juve na cola. 

Rebaixamento: na última rodada, a Cremonese se juntou à tradicional Sampdoria e foi a segunda rebaixada da temporada. A duas rodadas do fim, Lecce (33), o Spezia (31) e o Hellas Verona (30) ainda lutam para escapar da última vaga de descenso. 

Artilharia: Victor Osimhen, do Napoli, tem 23 gols, seguido por Lautaro Martínez, da Inter, com 20.

1. Napoli – 86 pontos (CAMPEÃO)
2. Lazio – 68 pontos
3. Inter – 66 pontos
4. Milan – 64 pontos
5. Atalanta – 61 pontos
6. Roma – 60 pontos
7. Juventus – 59 pontos

La Liga

JOSE JORDAN
Valencia praticamente se salvou em jogo marcado por racismo contra Vinicius Junior

O Espanhol é aquele com cenário mais definido em termos de títulos e vagas europeias, a três rodadas do fim. A briga pelo rebaixamento, porém, segue acirrada.

Briga pelo título: o Barcelona consolidou seu 27º título com quatro rodadas de antecedência. 

Competições europeias: o Real Madrid (74) e o Atlético de Madri (73) já estão matematicamente garantidos na próxima Champions, enquanto Real Sociedad (68) e Villarreal (63) brigam pela última vaga. O Betis (56) deve ir à Liga Europa, enquanto Osasuna (50), Athletic Bilbao (50). Girona (49) e Sevilla (49) brigam pela sétima colocação, que dá vaga para a Conference League.

Rebaixamento: o lanterna Elche é o único rebaixado. Atualmente, Espanyol (35) e Real Valladolid (38) são os outros na zona de descenso, mas Getafe (38), Cádiz (38), Almería (39) e Celta (40) ainda correm risco. O Valencia foi a 40 pontos e só uma combinação improvável de resultados o levaria à segunda divisão.

Artilharia: Robert Lewandowski é o “pichichi” com 23 gols, seguido por Karim Benzema, com 18.

1. Barcelona – 85 pontos (CAMPEÃO)
2. Real Madrid – 74 pontos
3. Atlético de Madri – 73 pontos
4. Real Sociedad – 68 pontos
5. Villarreal – 63 pontos
6. Betis – 56 pontos
7. Osasuna – 50 pontos

Ligue 1

FRANCK FIFE
Mbappé deve consolidar mais um título francês

Apesar do clima permanentemente conturbado, o PSG ficou perto de mais um título da Ligue 1 ao bater o Auxerre por 2 a 1, com dois gols de Kylian Mbappé. Na próxima rodada, a 37ª e penúltima, o clube pode se isolar como maior campeão nacional, com 11 troféus levantados.

Briga pelo título: o PSG tem 84 pontos, seis a mais que o vice-líder Lens, que ainda mantém esperança de título, mas precisa vencer suas duas últimas partidas e torcer para que a equipe da capital perca seus dois compromissos.

Competições europeias: apenas os dois primeiros colocados conquistam vaga direta na fase de grupos da Champions League. O Olympique de Marselha, com 73 pontos, ainda pode tomar a segunda vaga do Lens – está, ao menos, garantido na fase preliminar. O Monaco (65) ocupa a vaga para a Liga Europa e o Lille (63) briga com o Rennes (62) e o Lyon (59) pela vaga à Conference League.

Rebaixamento: AjaccioTroyes e Angers já estão rebaixados. Nantes (33), Auxerre (34) ou Strasbourg (39) ficarão com a última vaga do descenso. 

Artilharia: Mbappé é o artilheiro com 28 gols, seguido por Lacazzette, do Lyon, com 26.

1. PSG – 84 pontos
2. Lens – 78 pontos
3. Olympique de Marselha – 73 pontos
4. Monaco – 65 pontos
5. Lille – 63 pontos

Bundesliga

Botussi
Borussia Dortmund é lider na Alemanha

A uma rodada do fim da Bundesliga, a briga pelo título segue acirrada e tem novo líder. O Bayern de Munique perdeu em casa para o Red Bull Leipzig por 3 a 1 e foi ultrapassado pelo Borussia Dortmund, que bateu o Augsburg, fora de casa, por 3 a 0, com dois gols de Sebastién Haller.

Na rodada derradeira, o Dortmund encara o Mainz, em casa, e precisa de uma vitória simples para encerrar um jejum de 11 anos sem a taça; o atual decacampeão Bayern, por sua vez, visita o Colônia. A disputa pelo rebaixamento também reserva fortes emoções.

Briga pelo título: o Dortmund tem 70 pontos, contra 68 do Bayern, restando três pontos para cada em disputa.

Competições europeias: Borussia Dotrmund, Bayern e o RB Leipzig já estão garantidos na Champions. Union Berlin e Freiburg, empatados em 59 pontos, brigam pela última vaga. Quem ficar fora, estará na Liga Europa, enquanto Bayer Leverkusen, Wolfsburg e Eintracht Frankfurt brigam por vaga na Conference League. 

Rebaixamento: O Hertha Berlim é o único já rebaixado matematicamente. Atualmente, as duas outras vagas são ocupadas por Schalke 04 (31 pontos) e Bochum (32), mas Stuttgart (32), Augsburg (34) e Hoffenheim (35) ainda correm risco.

Artilharia: Niclas Fülkrugg, do Werder Bremem, lidera com 16 gols, seguido por Nkinku, do Leipzig, com 14

1. Borussia Dortmund – 70 pontos
2. Bayern de Munique – 68 pontos
3. RB Leipzig – 63 pontos
4. Union Berlim – 59 pontos
5. Freiburg – 59 pontos

Publicidade