Equipe inglesa se classificou para a Europa League, mas cede vaga ao Nottingham Forest e vai disputar a Conference
A UEFA manteve sua decisão em rebaixar o Crystal Palace de competição internacional, para a Conference League. Em último apelo através do TAS, a equipe inglesa não conseguiu convencer a entidade sobre a não influência de John Textor em seu conselho. Assim sendo, o Nottingham Forest herda a vaga para a Europa League.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
O rebaixamento do Crystal Palace tem haver com as regras de propriedades multiclubes. Isso porque a UEFA não permite que clubes com o mesmo dono disputem uma mesma competição. O Órgão de Controle Financeiro de Clubes (CFCB) já havia definido pelo descenso da equipe inglesa a Conference League, mas o Crystal Palace apelou no Tribunal Arbitral do Esporte – sem sucesso.
O Crystal Palace se classificou para a Europa League após a conquista inédita do título da FA Cup, em final contra o Manchester City. No entanto, o título da Copa da França conquistado pelo PSG abriu uma vaga na mesma competição para o Lyon.
A UEFA entende que John Textor mantém influência nos conselhos do Crystal Palace e também do Lyon e por isso as duas equipes não poderiam disputar juntas a Europa League. Como a equipe francesa obteve um melhor desempenho no campeonato local em relação ao time inglês, ganhou o direito de jogar a competição europeia.
John Textor é proprietário majoritário e presidente da Eagle Football Holdings, que detém 77% das ações do Lyon e 43,9% do Palace. Segundo o regulamento da Uefa, qualquer participação dupla acima de 30% é proibida.
Textor até vendeu suas ações do Palace a Woody Johnson, coproprietário do New York Jets, mas a transação ainda depende da aprovação da Premier League.
No último domingo, 10, o Crystal Palace bateu o Liverpool nos pênaltis para ficar com o título da Supercopa da Inglaterra. Durante o jogo, disputado em Wembley, a torcida dos Eagles manifestaram suas críticas com placas e camisas que diziam: “UEFA Máfia”.
Torcedores do Crystal Palace protestam contra a UEFA – Glyn KIRK / AFP
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app