A Lazio vem enfrentando sérios problemas para manter sua tradição de escalar uma águia, seu mascote, para sobrevoar o Estádio Olímpico antes das partidas. Depois de demitir o antigo adestrador, o espanhol Juan Bernabé, por diversos problemas de comportamento, incluindo ligações com o fascismo, agora o clube romano vê o novo contratado, Giacomo Garruto, se envolver em confusão semelhante.
De acordo com jornais italianos como o Corriere della Sera, foram descobertas antigas postagens nas redes sociais, nas quais Garruto criticava vulgarmente a própria Lazio e expressava admiração por Benito (Mussolini, o líder fascista durante a II Guerra Mundial): “Como a Itália sente sua falta, meu Benito…”, dizia uma das postagens, de 2018.
Em outras postagens, ele se apresentava como torcedor do Milan e chegou a tratar a Lazio como “merda.” O clube ainda não se pronunciou sobre o caso, mas está sendo culpado por torcedores por não ter se protegido adequadamente diante dos últimos acontecimentos envolvendo seu falcoeiro, como é chamado este tipo de profissional.
Antecedentes com falcoeiro da Lazio
Juan Bernabè, o último adestrador da águia laziale foi demitido da sede de Formello (onde chegou a se entrincheirar por meses, munido de um atestado médico, em um episódio bizarro) por ter exposto nas redes sociais imagens de seu próprio órgão sexual depois da colocação de uma prótese peniana.
Além disso, o próprio Bernabè já havia sido suspenso por manifestar sua simpatia por Mussolini e por ter feito uma saudação fascista durante uma partida.
À época, em entrevista ao jornal romano Il Messaggero, Bernabé não só não demonstrou qualquer arrependimento como admitiu sua admiração por ditadores de extrema-direita.
“Para mim é uma saudação militar, eu nasci dentro do Exército. Tenho uma cultura de direita, sou integrante do partido Vox [símbolo da extrema-direita espanhola] como tantos amigos jogadores e sinto orgulho disso. Na Espanha, o gesto fascista se faz com o braço na altura do coração, ao nível do peito”, explicou, ressaltando que a Lazio não tem “nada a ver” com suas preferências.







