José Mourinho está muito próximo de voltar ao banco do Benfica, 24 anos depois de sua primeira e curta experiência como treinador principal. Segundo o jornal português A Bola, a negociação é considerada “avançada”, podendo ser concretizada ainda nesta quarta-feira, 17, um dia depois de Bruno Lage ser demitido, em decorrência de derrota para o Qarabag, pela Champions League.

A expectativa da diretoria é de que o “Special One” já esteja à beira do campo no sábado, 20, diante do AVS, em Vila das Aves, pelo Campeonato Português. A partida, dessa forma, pode marcar um reencontro.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Foi no Benfica, em setembro de 2000, que Mourinho iniciou a carreira como técnico de uma equipe profissional, aos 37 anos, substituindo o alemão Jupp Heynckes. Após apenas três meses, saiu com a troca de presidência no clube.

Oito meses mais tarde, assumiria o União de Leiria e, em seguida, o Porto. No rival do Benfica, se mostrou a nível global ao conquistar dois Campeonatos Portugueses, a Copa da Uefa e a  Champions League de 2004, diante do Monaco.

Os últimos trabalhos de Mourinho

Vitorioso, polêmico e folclórico, o português não tem feito trabalhos de grande protagonismo nos últimos anos. Os quatro clubes mais recentes foram Manchester United, Tottenham, Roma e Fenerbahçe, onde encerrou seu ciclo após cair justamente para o Benfica, nas fases preliminares da Champions League.

Nesse período, conquistou apenas dois títulos: a Liga Europa de 2017, pelo United, e a Conference League de 2022, pelo Roma. Ainda assim, protagonizou campanhas interessantes no Tottenham, competindo contra equipes de orçamento mais alto.

Na temporada 2020/21, levou os Spurs à final da Copa da Liga Inglesa. Na decisão, porém, caiu diante do Manchester City de Pep Guardiola, seu rival desde os tempos de Real Madrid e Barcelona.

Pelo Fenerbahçe, seu último time, acumulou decepções ao não levar a equipe nenhuma vez à fase principal da Champions. Porém, na temporada 2023/24, ficou com o vice do Campeonato Turco.