Após demitir Bruno Lage por estreia com derrota na Champions League, equipe de Lisboa busca retorno de Special One
José Mourinho está muito próximo de voltar ao banco do Benfica, 24 anos depois de sua primeira e curta experiência como treinador principal. Segundo o jornal português A Bola, a negociação é considerada “avançada”, podendo ser concretizada ainda nesta quarta-feira, 17, um dia depois de Bruno Lage ser demitido, em decorrência de derrota para o Qarabag, pela Champions League.
A expectativa da diretoria é de que o “Special One” já esteja à beira do campo no sábado, 20, diante do AVS, em Vila das Aves, pelo Campeonato Português. A partida, dessa forma, pode marcar um reencontro.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Foi no Benfica, em setembro de 2000, que Mourinho iniciou a carreira como técnico de uma equipe profissional, aos 37 anos, substituindo o alemão Jupp Heynckes. Após apenas três meses, saiu com a troca de presidência no clube.
Oito meses mais tarde, assumiria o União de Leiria e, em seguida, o Porto. No rival do Benfica, se mostrou a nível global ao conquistar dois Campeonatos Portugueses, a Copa da Uefa e a Champions League de 2004, diante do Monaco.
Vitorioso, polêmico e folclórico, o português não tem feito trabalhos de grande protagonismo nos últimos anos. Os quatro clubes mais recentes foram Manchester United, Tottenham, Roma e Fenerbahçe, onde encerrou seu ciclo após cair justamente para o Benfica, nas fases preliminares da Champions League.
Nesse período, conquistou apenas dois títulos: a Liga Europa de 2017, pelo United, e a Conference League de 2022, pelo Roma. Ainda assim, protagonizou campanhas interessantes no Tottenham, competindo contra equipes de orçamento mais alto.
Na temporada 2020/21, levou os Spurs à final da Copa da Liga Inglesa. Na decisão, porém, caiu diante do Manchester City de Pep Guardiola, seu rival desde os tempos de Real Madrid e Barcelona.
Pelo Fenerbahçe, seu último time, acumulou decepções ao não levar a equipe nenhuma vez à fase principal da Champions. Porém, na temporada 2023/24, ficou com o vice do Campeonato Turco.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app