Publicidade
Publicidade

Merece ser finalista do Fifa The Best? Os números de Messi em 2023

Período considerado pela Fifa para premiação não inclui desempenho na Copa; veja as estatísticas do argentino por PSG, seleção e Inter Miami

Pela quinta vez consecutiva, Lionel Messi está entre os três finalistas ao prêmio Fifa The Best, oferecido anualmente ao melhor jogador do mundo. Em 2023, o craque argentino de 36 anos concorrerá com o norueguês Erling Haaland, do Manchester City, e com o francês Kylian Mbappé, do PSG. Atual detentor do prêmio, Messi pode levar para casa mais uma conquista individual, mas sua presença no top 3 vem sendo motivo de contestações, sobretudo porque a edição de 2023 não leva em conta o desempenho do argentino na Copa do Mundo de 2022, na qual brilhou e conduziu sua seleção ao tricampeonato.

Publicidade

O vencedor será revelado em cerimônia realizada em 15 de janeiro, em Londres. O período de análise de rendimento foi do dia 19 de dezembro de 2022 (um dia após a final do Mundial) ao dia 20 de agosto de 2023. Assim, as atuações de Messi englobaram o fim de seu período no Paris Saint-Germain, o início pelo Inter Miami e amistosos pela Argentina.

Neste recorte de tempo, Messi fez 32 partidas (sete pelo Inter Miami, três pela Argentina e 22 pelo PSG), marcou 24 gols e deu oito assistências. O camisa 10 conquistou o Campeonato Francês pelo time parisiense e a Leagues Cup pela equipe da Flórida.

Publicidade

Dos tentos marcados por Lionel, nove foram com a camisa do Paris, dez pelo Inter Miami e cinco representando a Argentina. Entre as assistências, seis saíram quando defendia o time europeu, além de uma com a seleção e uma nos Estados Unidos.

Mbappé, Messi e Haaland disputam a premiação - Fifa/Divulgação
Mbappé, Messi e Haaland disputam a premiação – Fifa/Divulgação

Os números de Messi no “período The Best”

  • 32 jogos
  • 24 gols
  • 8 assistências
  • 2 títulos

Os concorrentes

Concorrentes ao prêmio, Erling Haaland e Kylian Mbappé fazem parte da “nova geração”, que tende a ocupar o lugar que foi de Messi e Cristiano Ronaldo nos próximos anos. O norueguês do Manchester City estreia como indicado e o francês do Paris Saint-Germain está entre os três pelo segundo ano consecutivo.

Haaland se destaca pelos gols e títulos conquistados com o Manchester City. No recorte do The Best, foram 41 jogos (39 pelo Manchester City e dois pela Noruega), com 33 gols marcados (30 pelo Manchester City e três pela Noruega) e sete assistências (seis pelo Manchester City e uma pelo Noruega). O norueguês também levantou os títulos da Champions League, FA Cup, Premier League e Supercopa da Europa.

Publicidade
Os números de Haaland no “período The Best”
  • 41 jogos
  • 33 gols
  • 7 assistências
  • 4 títulos

Mbappé, parceiro de Messi na reta final, fez menos jogos do que os concorrentes, mas tem uma média de gols superior. São 28 jogos (24 pelo PSG e quatro pela França), 27 gols (23 pelo PSG e quatro pela França) e 5 assistências (quatro pelo PSG e uma pela França). Por outro lado, o francês conquistou apenas a liga nacional com o PSG.

Os números de Mbappé no “período The Best”
  • 28 jogos
  • 27 gols
  • 5 assistências
  • 1 título

 

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade