Publicidade
Publicidade

Mercado europeu: as últimas negociações e contratações da janela

Barça oficializou a contratação do 'tigrinho' Vitor Roque e Pulisic chegou ao Milan; confira as principais novidades da temporada 2023/2024

Com a temporada europeia perto de ser reiniciada, os principais clubes já miram os desafios de 2023/24 e se reforçam na janela de transferências do meio do ano. Desta vez, os gigantes do continente tem a forte concorrência do emergente mercado da Arábia Saudita, que já levou estrelas como N’Golo Kanté e Karim Benzema. Nesta quarta-feira, 12, o Barcelona confirmou a contratação de Vitor Roque, do Athletico-PR, com direito a um vídeo especial sobre o “tigrinho” brasileiro, que, no entanto, só deve aterrissar na Catalunha em 2024.

Publicidade

PLACAR mostra, abaixo, as principais as movimentações de mercado no Velho Continente:

Vitor Roque no Barcelona

O Barcelona confirmou a contratação do brasileiro Vitor Roque, de 18 anos, destaque do Athletico-PR. Em comunicado oficial, o clube catalão informou, porém, que a revelação brasileira só deve chegar para a temporada 2024/2025 e terá uma multa rescisória de 500 milhões de euros. O Barça produziu um vídeo especial sobre o “Tigrinho”, como é apelidado o atacante revelado pelo Cruzeiro.

Pulisic no Milan

Apesar de ainda não ter sido oficialmente anunciado pelo Milan, o meia americano Christian Pulisic já chegou em solo italiano e falou como jogador do clube. “Olá, torcedores do Milan. Acabei de desembarcar em Milão, estou muito feliz e não vejo a hora de começar.” O atleta de 24 anos é mais um a deixar o elenco do Chelsea nesta temporada.

Publicidade

Lee Kang-In e Lucas Hernández no PSG

O Paris Saint-Germain segue reformulando seu elenco para a próxima temporada. Dias após anunciar o espanhol Luís Enrique como novo técnico e também confirmar a contratação de Skriniar e Asensio, a equipe francesa anunciou oficialmente o meio-campista Lee Kang-In. Aos 22 anos, o sul-coreano foi destaque no futebol espanhol pelo Mallorca e firmou contrato por cinco anos com o PSG, que desembolsou 22 milhões de euros para contar com o atleta. Em seguida, a equipe de Paris também confirmou a contratação do francês Lucas Hernández, campeão do mundo em 2018. O defensor estava no Bayern de Munique e fechou com por cinco temporadas com o PSG.

Arda Güller no Real Madrid

O Real Madrid confirmou nesta quinta-feira, 6, a contratação do prodígio turco Arda Güller, de 18 anos, por 20 milhões de euros (mais 10 milhões variáveis), até 2029. O habilidoso atacante canhoto, tratado como uma das maiores joias do futebol mundial, pertencia ao Fenerbahce e tinha propostas de outros gigantes, como o Barcelona.

 

Skriniar e Asensio no PSG

Um dia depois de apresentar o novo técnico Luis Enrique e ainda em impasse sobre a permanência de Kylian Mbappé, o PSG apresentou dois reforços, um para a defesa, o zagueiro eslovaco Milan Skriniar, ex-Inter de Milão, e outro para o ataque, o espanhol Marco Asensio, do Real Madrid.

Publicidade

Di María no Benfica

Di María está de volta ao Benfica após 13 anos. O meia-atacante de 35 anos com passagens vitoriosas por Real Madrid, PSG e United assinou vínculo por uma temporada, até 2024. Na última temporada ele atuou pela Juventus, onde jogou 40 jogos e marcou oito gols.

Mount no Manchester United

O meia Mason Mount foi anunciado pelo Manchester United, nesta quarta-feira, 5. O jogador de 24 anos trocou o Chelsea pelos Red Devils e terá a oportunidade de disputar mais uma Champions League, tendo em vista que a equipe londrina sequer participará de competições continentais. A imprensa inglesa divulga que o valor desembolsado com custo de transferências foi 55 milhões de libras (338 milhões de reais).

Firmino no Al-Ahli

Mais um nome de peso para a investida saudita no mercado: Roberto Firmino, que deixou o Liverpool após o fim de seu contrato e estava livre no mercado, acertou com o Al-Ahli, mesmo clube que contratou o goleiro Édouard Mendy do Chelsea. O atacante brasileiro de 31 anos assinou por três temporadas, até 2026.

Tonali no Newcastle

O meia Sandro Tonali foi anunciado como novo reforço do Newcastle United. O meia-campista de 23 anos custou 70 milhões de euros (cerca de 364 milhões de reais pela cotação atual), o que faz dele o jogador italiano mais caro da história e também a venda mais alta do Milan.

O ex-jogador rossonero assinou contrato por cinco temporadas com a equipe que voltará a disputar a Liga dos Campeões. “Quero agradecer ao Newcastle por ter me dado essa grande oportunidade na carreira. Espero retribuir a confiança em campo, dando o meu melhor, como sempre fiz. Estou realmente empolgado para jogar no estádio St. James Park, mal posso esperar para sentir o calor da torcida”, afirmou Tonali.

 

Dominik Szoboszlai no Liverpool

O Liverpool segue reformulando parte do seu elenco e reforçando o meio de campo. O time comandado por Jürgen Klopp fechou a contratação da promessa húngara Dominik Szoboszlai, por 70 milhões de euros (365 milhões de reais), junto ao RB Leipzig, da Alemanha. O jovem de 22 anos é capitão da sua seleção e tem a bola parada como trunfo. Este é o segundo reforço do Liverpool para o meio-campo. Mais cedo na janela, os Reds também anunciaram o argentino Mac Allister, campeão do mundo. O vínculo entre a equipe inglesa e o atleta húngaro é de cinco anos, válido até 2028.

Jorge Jesus no Al Hilal

O treinador Jorge Jesus foi mais um alvo do futebol árabe. O ídolo do Flamengo estava livre no mercado desde sua saída do Fenerbahce, onde foi campeão da Copa da Turquia vice do campeonato local, e agora retorna ao Al Hilal, equipe saudita que comandou antes de assumir o rubro-negro do Maracanã, entre 2018 e 2019. O vínculo entre o Mister e clube árabe é de apenas uma temporada e o português vai poder contar com as contratações de peso da equipe: Rúben Neves e Koulibaly, com expectativa de Bernardo Silva e Verrati ainda somarem ao elenco.

Kai Havertz no Arsenal 

Vice-campeão da Premier League, o Arsenal anunciou a contratação do meia-atacante Kai Havertz, ex-Chelsea. O jogador de 24 anos atuou no Blues por três temporadas e foi campeão da Liga dos Campeões, em 2021, marcando o gol do título. Ao todo, foram 139 jogos, 32 gols e 13 assistências, mas caiu de rendimento na última temporada. Em uma postagem, ele se despediu do antigo e lamentou os rumores sobre sua saída antes do anúncio oficial. Havertz chega ao Arsenal com contrato até 2028 e deve custar cerca de 65 milhões de libras (397 milhões de reais) aos cofres dos Gunners.

 

Edouard Mendy deixa o Chelsea

Depois de três temporadas, com direito a título da Champions League, Mendy deixa o Chelsea, com destino ao Al Ahli. O goleiro senegalês de 31 anos é mais um atraído pelo futebol da Arábia Saudita. Custo de transferências gira entre 16 e 17 milhões de libras (cerca de 100 milhões de reais).

Timoty Weah na Juventus

Filho da lenda George Weah, Timoty começa a traçar seus altos voos. Aos 23 anos, o ponta americano trocou o Lille, da França, pela Juventus, da Itália, por 12 milhões de euros de custo de transferências (63 milhões de reais).

Cuadrado livre no mercado

Sem acordo por renovação, Juan Cuadrado deixa a Juventus. Aos 35 anos, o colombiano já atuou como ponta, meia aberto e lateral. Na última temporada, fez 47 jogos pelo time italiano e entrou no radar de diversas equipes.

Kovacic no Manchester City 

O volante da seleção croata foi anunciado como o primeiro reforço do City para a temporada 2024. Ele assinou contrato por quatro anos, até 2027 e custou cerca de 29 milhões de euros (152 milhões de reais). Aos 29 anos, ele chega ao clube depois de cinco temporadas no Chelsea e 37 jogos na última temporada.

Gundogan no Barcelona

Destaque do Manchester City na temporada da tríplice coroa, o meio-campista está de casa nova. Sem custos de transferências, chega ao Barcelona com contrato até o meio de 2025. Aos 32 anos, fez 11 gols e deu cinco assistências na última temporada na Inglaterra.

Koulibaly no Al-Hilal

O Chelsea segue perdendo atletas para o futebol árabe e, depois de Kanté, agora foi a vez do zagueiro Koulibaly. O destaque do clube inglês e da seleção de Senegal reforça o Al-Hilal de maneira definitiva. O defensor fez história no Napoli por oito temporadas e foi contratado pelo Chelsea no ano passado, por 40 milhões de euros. Foram 32 jogos com a camisa azul de Londres. Além de Koulibaly e Kanté, jogadores como Mendy e Ziyech também negociam com o futebol árabe.

Dzeko no Fenerbahçe 

Vice-campeão da Champions com a Inter de Milão, Dzeko é o novo atacante do turco Fenerbahçe. Aos 37 anos, o veterano fez 14 gols em 52 partidas na última temporada e foi à Turquia sem custos de transferências, por estar em fim de contrato.


Kanté no Al-Ittihad

Com aporte do governo, os clubes da Arábia Saudita seguem desfalcando gigantes europeus. O campeão nacional Al-Ittihad anunciou oficialmente a contratação de N’Golo Kanté, que deixa o Chelsea após sete anos. O volante de 32 anos, campeão do mundo pela França em 2018, fará companhia ao compatriota Karim Benzema. Outros atletas do Chelsea, como Mendy e Ziyech também negociam com o futebol saudita.

Joselu no Real Madrid

Depois da saída de Karim Benzema, o Real Madrid busca peças para uma reformulação no elenco. O atacante Joselu, de 33 anos, foi contratado por empréstimo com opção de compra em junho de 2024. Ele já passou pelo time merengue e pelo Real Castilla, rodou por clubes de Espanha, Alemanha e Inglaterra, e retorna após 17 gols em 38 jogos pelo Espanyol na última temporada. O veterano também brilhou na conquista da Nations League pela Espanha.

Jude Bellingham no Real Madrid

O jovem meio-campista inglês, um dos destaques da última Copa do Mundo, será reforço do Real na próxima temporada. O time espanhol já anunciou a chegada da promessa mundial junto ao Borussia Dortmund. Os merengues venceram a concorrência do Liverpool para ficar com o jogador de 19 anos.

Alexis Mac Allister no Liverpool

Argentina's midfielder #20 Alexis Mac Allister celebrates after he scored his team's first goal during the Qatar 2022 World Cup Group C football match between Poland and Argentina at Stadium 974 in Doha on November 30, 2022. (Photo by JUAN MABROMATA / AFP)

O Liverpool precisa reformular seu meio-campo após as saídas de Naby Keita, James Milner e Alex Oxlade-Chamberlain, e o primeiro reforço é o argentino Alexis Mac Allister, campeão da Copa do Mundo e destaque do Brighton na temporada. Os Reds devem pagar a cláusula de rescisão do meio-campista para trazê-lo para Anfield.

Karim Benzema no Al-Ittihad

Rodrigo Jiménez

O segundo maior artilheiro da história do Real Madrid está deixando o clube após 14 anos. Benzema tinha mais um ano de contrato pela frente, mas preferiu aceitar oferta milionária do Al-Ittihad e vai se juntar a Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita, deixando um imenso buraco (por enquanto) no setor ofensivo do Real.

Marco Asensio no PSG

Marco Asensio

Sem renovar com o Real Madrid, o meia-atacante espanhol já tem tudo acertado para defender o Paris Saint-Germain em transferência livre. Principal reserva do ataque na última temporada, Asensio espera ter mais minutos em campo na equipe francesa, que já deu adeus a Lionel Messi e vê com incerteza o futuro de Neymar.

Manuel Ugarte no PSG

Mais um reforço para o PSG: o volante uruguaio Manuel Ugarte chega do Sporting por 60 milhões de euros. Aos 22 anos, ele chega para reforçar o poder de marcação do meio-campo.

Iñigo Martínez no Barcelona

Zagueiro canhoto com convocações pela seleção espanhola, o experiente defensor chega em transferência livre ao Barça após o fim de seu contrato com o Athletic Bilbao. Desejo antigo do técnico Xavi, Martínez reforça um setor que ficou descoberto na temporada passada após a lesão de Christensen.

Daichi Kamada no Milan

Kamada, principal referência do Frankfurt -

O meio-campista japonês deixa o Eintracht Frankfurt em fim de contrato e tem acordo verbal para defender o Milan. Versátil, ele pode atuar como segundo volante, meia-atacante ou aberto pelos lados.

 

Publicidade