Publicidade
Publicidade

Salão de Genebra: a sensualidade dos protótipos italianos

As fabricantes italianas Ferrari, Lamborghini, Alfa Romeo e Maserati prometem dominar as atenções do público que iniciou a visitação do Salão de Genebra, na Suíça, nesta quinta-feira. O mesmo deve ocorrer com os carros conceito, aqueles que servem de inspiração para modelos que futuramente entrarão em produção (ou não), principalmente os de origem italiana. Leia […]

As fabricantes italianas Ferrari, Lamborghini, Alfa Romeo e Maserati prometem dominar as atenções do público que iniciou a visitação do Salão de Genebra, na Suíça, nesta quinta-feira. O mesmo deve ocorrer com os carros conceito, aqueles que servem de inspiração para modelos que futuramente entrarão em produção (ou não), principalmente os de origem italiana.

Publicidade

Leia também:

Crise? Superesportivos dominam o Salão de Genebra

A nova LaFerrari: torpedo de 963 cv no Salão de Genebra

Supersportivos luxuosos em destaque no Salão de Genebra

Salão de Genebra: as novidades que chegarão ao Brasil

O estúdio Pininfarina, por exemplo, presta em Genebra, uma homenagem a seu ex-presidente, Sergio Pininfarina, morto em julho de 2012, aos 85 anos. O protótipo Sergio Tribute Speedster foi desenvolvido a partir de uma Ferrari 458 Spider. O modelo exibe carroceria em estilo barchetta (pequeno barco, em italiano), sem teto ou para-brisa, e com capacidade para acomodar apenas dois ocupantes.

Outro italiano que deve atrair os olhares dos visitantes é o Parcour, concebido pelo estúdio Italdesign, chefiado por Giorgetto Giugiaro e que em 2010 foi incorporado ao grupo Volkswagen. O projeto é apresentado nas configurações cupê e roadster, tem porte de utilitário esportivo, portas que se abrem para cima, em estilo tesoura, e rodas de 22 polegadas. A Alfa Romeo levou a Genebra o curvilíneo Gloria, um cupê de 4,70 m, 1,92 m de largura, 1,32 m de altura e 2,90 m de distância entre eixos. O projeto foi desenvolvido por 20 alunos do Instituto Europeo di Design (IED) e suas linhas podem influenciar o Giulia, modelo inédito a ser lançado na Europa em 2015.

Publicidade

Leia também:

McLaren finalmente revela seu superesportivo híbrido P1

Continua após a publicidade

Três brasileiros já encomendaram novo Lamborghini de R$ 3 mi

Ferrari é a marca mais poderosa do mundo

A Bertone, outro estúdio de estilo italiano, apresentou o Jet 2, uma atualização do protótipo Jet, apresentado em 2004 e baseado na geração anterior do cupê Vanquish, da britânica Aston Martin. Com carroceria de perua, o Jet 2 é um protótipo único, de propriedade de Lili Bertone, a atual presidente da empresa.

A coreana Kia apresentou o Provo, compacto híbrido equipado com motor 1.6 litro turbodiesel, de 204 cv, acomplado a um gerador elétrico capaz de despejar nas rodas traseiras o equivalente a 45 cv. Já a Mitsubishi mostrou o monovolume elétrico CA-MiEV, uma espécie de evolução da minivan i-MiEV, atualmente comercializada na Europa – o CA-MiEV foi desenvolvido a partir de opiniões de proprietários do i-MiEV. O motor do novo modelo gera 109 cv a partir de uma bateria de 28 kWh e, segundo o fabricante, ele é capaz de rodar 300 quilômetros sem necessidade de recarga.

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

Outro destaque da Mitsubishi é o conceito GR-HEV, uma picape-protótipo híbrida, do tipo plug-in. Ou seja, que pode ser abastecida ao conectar-se à rede elétrica por meio de uma tomada de energia. O visual futurista da picape também chama a atenção é aponta para o design da próxima geração da veterana L200.

Publicidade

A Subaru aposta no Viziv, utilitário esportivo robusto para quatro ocupantes, mas com apenas duas portas de acesso. Ele é impulsionado por um motor boxer 2.0, a diesel, auxiliado por três geradores elétricos, cuja função é tracionar o eixo traseiro. Mais próximos das linhas de produção estão a perua Civic, da Honda, e a minivan Technospace, da Citroën. A primeira deve chegar às lojas em 2014, enquanto o modelo francês faz sua estreia na Europa no mês que vem. Resta saber o quanto do design do protótipo foi herdado pela versão definitiva.

https://youtube.com/watch?v=AUWq6p8uyGg%3Frel%3D0

Continua após a publicidade

Publicidade