Publicidade
Publicidade

Quem é Alfredo Morelos, artilheiro candidato a salvar o Santos do rebaixamento

Colombiano brilhou no futebol da Finlândia e assumiu a responsabilide de reerguer o Rangers, da Escócia, com título do campeonato nacional; atacante estava sem clube

Na luta desesperada contra o rebaixamento inédito, o Santos anunciou na última segunda-feira, 4, a contratação do atacante Alfredo Morelos. O colombiano estava sem clube após brilhar durante seis temporadas pelo Rangers, da Escócia, e conquistar o título nacional na temporada 2020/21.

Publicidade

Natural de Cereté, norte da Colômbia, Alfredo Morelos é cria do Independiente Medellín, mas pouco atuou pela equipe do país. O atacante subiu ao profissional com 18 anos e, até completar 20 anos e rumar ao futebol europeu, foram apenas 23 jogos. O faro de gol apareceu durante a Copa da Colômbia de 2014, quando marcou cinco vezes nos oito oportunidades que teve de jogar.

Morelos foi vendido para o futebol europeu, em mercado alternativo, e defendeu o Helsinki, na Finlândia. Em apenas duas temporadas, com uma média surpreendente, o colombiano participou de 59 gols em 63 jogos – com 46 gols marcados e 13 assistências -, que renderam o título do campeonato e copa finlandesa.

Publicidade

O artilheiro desembarcou na Escócia em 2017 para participar de uma restruturação do Rangers, que vivia uma seca de títulos e acabou rebaixado até a 4ª divisão cinco anos antes. Alfredo Morelos conseguiu manter o volume de gols pelos Gers e foi se tornando cada vez mais protagonista da equipe. Foi campeão escocês da temporada 2020/21 como vice-artilheiro da equipe, com 12 gols, e fez parte da campanha vice-campeã da Liga Europa em 2022.

Convocado para a seleção colombiana pela primeira vez em 2018, Alfredo não conseguiu conquistar seu espaço na equipe nacional. Foram apenas 11 jogos com a camisa cafetera e um único gol, justamente no único jogo em que o atacante ficou em campo durante os 90 minutos.

Os sete anos de Morelos no Rangers ficou marcada pelo faro de gol nas competições locais, mas o rendimento caiu na última temporada. Ainda assim, a ótima média de gols do artilheiro se manteve: foram 11 gols e seis assistências na Premiership. Nas competições continentais, o rendimento do atacante não apareceu como outras vezes.

Publicidade

Sem clube, Alfredo Morelos chega no Santos para dividir a responsabilidade de gols com Marcos Leonardo, que marcou oito vezes no Brasileirão, atrás somente de Tiquinho Soares e Vitor Roque. Ainda assim, o Peixe tem o 5º pior ataque do campeonato e ocupa a 17ª posição na tabela, primeiro dentro da zona de rebaixamento. Só gols e vitórias pode evitar o maior pesadelo do alvinegro praiano e com isso Morelos pode ajudar.

Publicidade