No Salão de Paris: Porsche ataca de perua
Nem Macan nem 918 Spyder. A grande atração da Porsche para o Salão de Paris atende pelo nome de Panamera Sport Turismo. As fotos e dados preliminares do modelo foram divulgados nesta quarta-feira, às vésperas da mostra. O Sport Turismo é uma perua-conceito baseada no luxuoso cupê Panamera, lançado na Europa em 2009. O novo […]
Nem Macan nem 918 Spyder. A grande atração da Porsche para o Salão de Paris atende pelo nome de Panamera Sport Turismo. As fotos e dados preliminares do modelo foram divulgados nesta quarta-feira, às vésperas da mostra. O Sport Turismo é uma perua-conceito baseada no luxuoso cupê Panamera, lançado na Europa em 2009. O novo protótipo é equipado com um sistema híbrido que agrega um motor V6 3.0, a gasolina, de 333 cv, associado a um gerador elétrico de 95 cv. De acordo com a Porsche, a perua acelera de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e tem autonomia de cerca de 30 km no modo elétrico, desde que a velocidade média não supere os 130 km/h.
O Sport Turismo exibe desenho mais elegante que o Panamera atual, o que pode ser um indício da aparência da próxima geração do esportivo. Segundo a fabricante de Stuttgart, o modelo mede 4,95 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,40 metro de altura. O interior exibe um console central elevado e que conta com uma tela sensível ao toque cujo design lembra um tablet (computador em forma de prancheta). O painel de instrumentos traz um monitor configurável que também pode mostrar mapas digitalizados.
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Outra atração que deve torcer o pescoço de muita gente é o protótipo do Golf GTI, baseado na sétima geração do hatch médio que também fará sua estreia mundial no evento. Algumas fotos de divulgação da Volkswagen surgiram na internet nesta quarta-feira, antes da apresentação oficial do esportivo. O visual segue o padrão do Golf convencional, mas conta com diferenciais como para-choque dianteiro com estilo agressivo, saídas de escapamento nas extremidades do para-choque traseiro e detalhes em vermelho na parte frontal e nas pinças de freio.
A imprensa alemã dá conta de que o novo GTI será empurrado por um motor 2.0 l turbo de 220 cv e estará apto a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 s. A velocidade máxima é de 246 km/h. A expectativa é de que o Golf apimentado seja oferecido nas revendas europeias em meados de 2013. A Lamborghini adotou o discurso “em time que está ganhando não se mexe” para o seu modelo mais vendido, o Gallardo. Com mais de 13 mil unidades vendidas ao longo de quase uma década de produção, o supercupê chega à linha 2013 com poucas novidades. As modificações limitam-se aos novos para-choques, de desenho triangular, e a um difusor de ar com barras cruzadas na traseira, além de um jogo de rodas aro 19 polegadas, com novo desenho. O modelo também aproveitou o salão para lançar outra série limitada do modelo, a Edizione Tecnica, cujos atributos são um aerofólio fixo na traseira, discos de freio feitos de liga de cerâmica e cores externas diferenciadas.
A britânica McLaren também aproveita a véspera do salão para aguçar a curiosidade dos fãs. Dias após divulgar informações e imagens do protótipo P1, considerado sucessor do supercarro F1. Novas fotos do P1 foram distribuídas nesta quarta-feira. Agora o destaque fica para um enorme aerofólio traseiro, totalmente escamoteável.
A Honda, por sua vez, vai mostrar a versão européia do jipão CR-V, que passou por uma ampla renovação visual. A cara ficou mais agressiva e o interior, mais recheado. A carroceria cresceu em tamanho e agora exibe detalhes cromados. Ele será disponibilizado na Europa a partir do mês que vem em três opções de motores, sendo dois a gasolina (1.6 e 2.0) e um a diesel (2.2).
Entre as novidades da terra de Sua Majestade estão os novos Jaguar F-Type e Aston Martin DB9. O primeiro é um roadster inédito com estrutura de alumínio e que traz linhas inspiradas no cupê-conceito C-X16. O cardápio de motores inclui dois V6 de 3.0 litros, com 340 e 380 cv, além de um V8 5.0, com 495 cv. Todos estão associados a um câmbio automático de oito marchas. Já o DB9 (cupê e conversível) ganhou aparência renovada e que favoreceu ainda mais a aerodinâmica. Recebeu novos para-choques, amplas entradas de ar e spoilers maiores. A cabine ostenta revestimentos com couro de alta qualidade. O já conhecido motor V12 5.9 passou por uma reconfiguração e agora despeja 470 cv. Com isso, o novo DB9 passa a alcançar 295 km/h de velocidade máxima e gasta 4,6 s para acelerar de 0 a 100 km/h.
O Salão de Paris também será palco para a primeira aparição do novo EcoSport diante do público europeu. Lá ele será vendido a partir de 2014 e equipado com motores Ecoboost 1.0, a gasolina, de 100, 120 e 125 cv. O jipinho dividirá espaço com o compacto Fiesta europeu, renovado recentemente.