1/29 BMW M Carbon Racer – Desenvolvida pela AC Schnitzer, empresa alemã especializada em apimentar esportivos da BMW, esta road bike, assim como o próprio nome já adianta, tem várias partes feitas de fibra de carbono. O material está nas rodas, no selim e em seu suporte e no quadro. Considerada uma das bicicletas mais leves do mundo, a Carbon Racer pesa apenas 6,9 kg (Divulgação/VEJA)
2/29 Detalhe do suporte para garrafa dágua da BMW M Carbon Racer (Divulgação/VEJA)
3/29 Audi Duo – Criada a partir de uma parceria entre a Audi of America e a Renovo, fabricante de bicicletas de madeira, material que compõe o quadro da Duo. A Renovo diz que a madeira é capaz de absorver melhor as vibrações e choques, oferecendo ao mesmo tempo rigidez, durabilidade e resistência. A Duo vem ainda com transmissão de alumínio, componentes de fibra de carbono e iluminação feita por leds. A Duo pode custar entre 6.530 e 7.460 dólares (Divugalção/VEJA)
4/29 Audi e-bike Wörthersee – Outra bike elétrica feita com fibra de carbono. Foi mostrada em um evento da Volkswagen, na Áustria. As rodas medem 26 polegadas e também são de fibra de carbono (Divulgação/VEJA)
5/29 O selim da Audi e-bike Wörthersee é ajustado eletronicamente e a bicicleta pode ter seus modos de condução controlados por um smartphone. No modo elétrico, ela chega a uma velocidade 50 km/h. Pedalando com auxílio do propulsor elétrico, ela pode alcançar 80 km/h e percorrer entre 50 e 70 quilômetros (Divulgação/VEJA)
6/29 BMW M Bike Carbon Racer – Inspirada em modelos da divisão Motorsport, da BMW, esta speed bike pesa 7,4 kg graças a itens feitos de fibra de carbono, em especial o quadro. O selim é da Fizik e o câmbio é o Ultegra 6700, da Shimano. O preço sugerido é de 15.410 (Divulgação/VEJA)
7/29 BMC impec Automobili Lamborghini Edition – Fabricada pela suíça BMC, esta speed bike leva o nome da fabricante de super esportivos italiana e conta com design específico para alcançar altas velocidades. O quadro é feito de fibra de carbono e tem câmbio Shimano. Apenas 30 unidades da magrela foram produzidas ao preço de 26.000 dólares cada uma (Divulgação/VEJA)
8/29 Detalhes em laranja, no guidão e no quadro – mesma cor do superesportivo Aventador -, e o emblema do touro identifica a origem da máquina (Divulgação/VEJA)
9/29 Range Rover Evoque – Leva o nome do crossover compacto da Land Rover e foi mostrada no Salão de Genebra (Suíça) do ano passado. Além do quadro de fibra de carbono, esta magrela desenvolvida pela empresa Karbona, conta com câmbio Shimano Ultegra, de 20 marchas, e tecnologias herdadas dos monopostos da F1 (Divulgação/VEJA)
10/29 Lexus HB Concept 2WD – Trata-se de uma bicicleta conceito da Lexus, a divisão de carros de luxo da Toyota. Feita toda de fibra de carbono, a HB Concept 2WD é híbrida, ou seja, além das pedaladas, ela é movida a eletricidade. A roda da frente conta com um motor de 240 Watts. A energia vem de uma bateria de íons de lítio de 25,9 Volts (Divulgação/VEJA)
11/29 Detalhe da roda dianteira da bicicleta-conceito da Lexus (Divulgação/VEJA)
12/29 Montante for Maserati 8CTF – Trata-se de uma série limitada de bicicletas fabricadas sob encomenda pela empresa Montante Cicli. O nome 8CTF faz referência ao 8CTF, monoposto que disputou corridas em Indianápolis, nos Estados Unidos, na década de 1940. A Maserati Além do emblema do tridente, cada exemplar do 8CTF vendido virá com o nome do comprador escrito no quadro e com medidas personalizadas. Para confeccionar uma bicicleta são necessários dois meses. Preço: 3.000 euros (Divulgação/VEJA)
13/29 Detalhe do guidão em aço da Maserati 8CTF e o emblema da marca na barra (Divulgação/VEJA)
14/29 Aston Martin One-77 – Assim como o superesportivo de quem herdou o nome, a One-77 é uma série limitada em apenas 77 unidades e foi desenvolvida pela Factor a pedido da marca britânica de carros superesportivos<br>. A magrela vem com freios a disco, GPS, sensor de velocidade, iluminação por leds e computador de bordo capaz de processar cerca de 100 tipos de dados para o ciclista, como batimentos cardíacos, por exemplo. O preço é bem salgado: 80.000 reais (Divulgação/VEJA)
15/29 Mercedes-Benz Limited racing bike – Faz parte da linha 2012 de bicicletas da marca alemã. Trata-se de uma edição limitada em 100 unidades disponível em quatro níveis de altura: 49 cm, 56 cm, 58 cm e 61 cm. Esta speed bike pesa apenas 6,9 kg, graças ao quadro de fibra de carbono, vem com câmbio SRAM e rodas DT Swiss RR 1450 (Divulgação/VEJA)
16/29 Mercedes-Benz Kids Bike – Indicada para crianças de 3 a 6 anos de idade, tem design que mistura estilo de mountain bike e de lazer. Mede 16 polegadas (Divulgação/VEJA)
17/29 MINI bike – Dobrável e leve, ela foi feita para caber dentro do porta-malas de um MINI Cooper. Pesa 11 kg e vem com rodas de 20 polegadas. Chegou a ser dada de brinde para compradores de carros da marca britânica no Brasil. Comprada avulsa chega a custar quase 3.000 reais (Divulgação/VEJA)
18/29 Eis a MINI bike acomodada no porta-malas do MINI Cooper (Divulgação/VEJA)
19/29 Peugeot eBike Concept eDL122 – Concebida pela Peugeot Cycles, a divisão de bicicletas da PSA, grupo que agrega as marcas Peugeot e Citroën, a eBike é um protótipo elétrico com desenho futurista. No meio do quadro, feito de alumínio, há um compartimento para acomodar uma bolsa retangular (Divulgação/VEJA)
20/29 Porsche bike – Lançada em maio, em duas versões RS e S, ao preço de 8.530 e 7.820 dólares, as magrelas da fabricante de esportivos de Stuttgart são leves e estilosas. A S é feita de alumínio hidroformado e pesa 10 kg. O câmbio tem 11 marchas. A RS é feita de fibra de carbono, pesa 9 kg, vem com rodas de 29 polegadas e câmbio Shinamo de 20 marchas (Divulgação/VEJA)
21/29 O belo conjunto de engrenagens da Porsche RS (Divulgação/VEJA)
22/29 smart eBike – Lançada como protótipo em 2010, junto com um subcompacto Fortwo e uma scooter, também movidos a eletricidade, a ebike começou a ser produzida neste ano. Ela foi desenvolvida em parceria com a Daimler (baterias) e com a fabricante de bicicletas elétricas Grace, com sede em Berlim. Alimentada por uma bateria de íons de lítio de 250 Watts, a eBike pode rodar 100 km sem necessidade de reabastecer e chega a atingir 25 km/h de velocidade máxima (Divulgação/VEJA)
23/29 Detalhe do suporte para iPhone da smart eBike (Divulgação/VEJA)
24/29 Bicycle Collection 2012 – Nova coleção de bicicletas Volkswagen lançada em maio (Divulgação/VEJA)
25/29 Volkswagen Trekking bike – De estilo retrô e toda em preto, traz quadro de alumínio, mede 28 polegadas e é oferecida em versões masculina e feminina. Os freios são Magura HS-11, o câmbio é Shimano Deore RD-M 5911 e os pneus Schwalbe Road Cruiser (Divulgação/VEJA)
26/29 Volkswagen Mountain bike – Pesa 14,5 kg e mede 28 polegadas. Vem com pneus Schwalbe Rapid Rob e câmbio Shimano de 30 marchas (Divulgação/VEJA)
27/29 Detalhe do quadro da VW Mountain bike (Divulgação/VEJA)
28/29 Outra versão da VW Mountain bike, com pneus Schalbe Black Jack e câmbio Shimano Deore de 27 marchas (Divulgação/VEJA)
29/29 Volkswagen bik.e – Chegou a ser mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2010. De estilo inusitado, vinha com rodas de 20 polegadas, pesa 20 kg e velocidade máxima de 20 km/h. O chassi é feito de magnésio e a iluminação é feita por leds (Divulgação/VEJA)
Desde 2005, em todo 22 de setembro um dilema incomoda muita gente: saio ou não de carro? Neste data foi instituído o Dia Mundial Sem Carro, em que os motoristas são incentivados a deixar o automóvel na garagem e se deslocar de outras formas, mais sustentáveis. Para quem adora rodar ao volante do possante, há uma saída: a bicicleta. Não por acaso, o Dia Mundial Sem Carro foi uma ideia dos franceses, iniciada em 1997, eles justamente que sediam a principal competição ciclística do mundo, a Volta da França. No Brasil, a data surgiu há sete anos.
Carros e bicicletas, ou melhor, motoristas e ciclistas podem disputar espaço no trânsito, mas muitas montadoras vem apostando nas magrelas como opção de mobilidade. A francesa Peugeot, por exemplo, chegou a produzir bicicletas antes de fabricar automóveis, lá pelos idos de 1830. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam bicicleta como principal meio de transporte enquanto que quase 70% priorizam o automóvel. Em alguns países da Europa, 37% da população vai pedalando para o local de trabalho. Na galeria acima, algumas bicicletas desenvolvidas pelas montadoras. Algumas delas, como a bik.e, da Volkswagen, a ebike, da Audi, e a smart e-bike são modelos conceituais movidos a eletricidade.