1/39 Felipe Massa e o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo (Divulgação/VEJA)
2/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
3/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
4/39 Felipe Massa durante o segundo dia de treino livre no circuito de Interlagos, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
5/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe<br> (Reprodução Instagram/VEJA)
6/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
7/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
8/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
9/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
10/39 A Ferrari dedicou seu tradicional evento de final de ano, batizado de Final Mundial, para homenagear o brasileiro Felipe Massa, que faz sua despedida neste ano após oito temporadas defendendo a equipe (Reprodução Instagram/VEJA)
11/39 Felipe Massa publicou uma fotomontagem nas redes socias, logo após anunciar que vai correr pela Williams (Reprodução/Instagram/VEJA)
12/39 Felipe Massa confirma em rede social que não será piloto da Ferrari em 2014 (Reprodução/VEJA)
13/39 Piloto Felipe Massa, da Ferrari durante treino de qualificação no Circuito da Catalunha, em Montmeló, Espanha (Tom Gandolfini/AFP/VEJA)
14/39 O brasileiro Felipe Massa durante o grande prêmio de fórmula 1 dos Estados Unidos, neste domingo (17) (AFP/VEJA)
15/39 Fernando Alonso e Felipe Massa posam durante corrida promocional na Itália (EFE/VEJA)
16/39 O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, prepara-se para o treino classificatório do GP de F1 do Canadá (Mark Thompson/GettyImages/VEJA)
17/39 Felipe Massa, comemora o terceiro lugar na Fórmula -1 (Ivan Pacheco/VEJA)
18/39 Felipe Massa, Fernando Alonso e Sebastian Vettel durante os preparativos para o grande prêmio do Brasil em Interlagos (Sergio Moraes/Reuters/VEJA)
19/39 Felipe Massa durante entrevista: mais um companheiro de equipe no kart, o espanhol Alonso (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
20/39 Felipe Massa durante entrevista: mais um companheiro de equipe no kart, o espanhol Alonso (Nacho Doce/Reuters/VEJA)
21/39 Felipe Massa, Jacques Gilleneuve, Fernando Alonso e Stefano Domenicali na homenagem a Gilles Villeneuve, na sede da Ferrari, na Itália (Divulgação/VEJA)
22/39 Felipe Massa fala com seu engenheiro Rob Smedley antes do início do Grande Prêmio da Coreia do Sul em Yeogam-gun (Clive Rose/Getty Images/VEJA)
23/39 Felipe Massa (à dir.) terminou em segundo lugar, na frente do japonês Kamui Kobayashi (Mark Thompson/Getty/VEJA)
24/39 Felipe Massa, no encontro de Ferrari, no circuito de Silverstone (Divulgação/VEJA)
25/39 Felipe Massa: "Estou mais contente em pilotar, com o balanço do carro e com o nível que posso chegar" (Mark Thompson/Getty/VEJA)
26/39 Com duas corridas na temporada, a melhor posição de Felipe Massa foi em 15º lugar, no GP de Sepang (Mark Thompson/Getty/VEJA)
27/39 Felipe Massa participou do comercial da nova Ferrari Califórnia (Reprodução/Twitter/VEJA)
28/39 Felipe Massa, piloto brasileiro da Ferrari, no GP da Malásia, no último domingo (Saeed Khan/AFP/VEJA)
29/39 Felipe Massa, da Ferrari, nos treinos para o GP da Malásia (Roslan Rahman/AFP/VEJA)
30/39 <br><br> Fernando Alonso e Felipe Massa (à dir.) querem mais competitividade nesta temporada da Fórmula 1 (Clive Rose/Getty/VEJA)
31/39 Felipe Massa, da Ferrari, durante treino do GP do Brasil – 26/11/2011 (Clive Mason/GettyImages/VEJA)
32/39 Felipe Massa e Michael Schumacher deixam os boxes, durante o treino classificatório do GP de Abu Dhabi (Srdjan Suki/EFE/VEJA)
33/39 Felipe Massa abraça Lewis Hamilton após vencer o GP do Brasil, mas perder o campeonato para o piloto inglês. 02/11/2008 (Getty Images/VEJA)
34/39 O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, durante a chuva forte que paralisou o GP de F1 do Canadá (Rogerio Barbosa/AFP/VEJA)
35/39 Capacete de Felipe Massa com homenagem a Gustavo Sondermann (Divulgação/Ferrari/VEJA)
36/39 Felipe Massa da Ferrari observa o carro que pegou fogo durante os treinos para a Fórmula 1 em Valencia, Espanha (Kai Försterling/EFE/VEJA)
37/39 (Getty/VEJA)
38/39 (Diego Tuson/AFP/VEJA)
39/39 Primeiro lugar no GP de Monza, Fernando Alonso (esquerda) comemora com o companheiro Felipe Massa, terceiro lugar na prova.<br> (Fred Dufour/AFP/VEJA)
Com futuro indefinido na Fórmula 1, Felipe Massa avisou nesta quinta-feira que não pretende se tornar um piloto pagante na categoria – que precisa de patrocinador para negociar uma vaga nas equipes. “Na Fórmula 1, eu sempre fui profissional. Sempre tive meu salário. Nunca trouxe dinheiro para correr. E nada vai mudar em relação a isso”, disse o brasileiro, em entrevista ao site da revista Autosport.
Leia também:
Projetista diz ser difícil encontrar defeitos em Vettel
Vettel vence e se torna o mais jovem tetracampeão da Fórmula 1
“Não vou assinar ou conversar com um time se a primeira coisa abordada for a busca por patrocinadores. Não significa que eu não ajudarei a encontrar patrocinadores, mas isso deve acontecer de uma forma profissional”, disse. Felipe Massa está deixando a Ferrari ao fim desta temporada e não sabe em qual equipe correrá em 2014. Ele confirmou negociações com a Williams, mas o acerto ainda depende da saída do venezuelano Pastor Maldonado.
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook Siga VEJA Esporte no Twitter
Felipe Massa também admitiu preocupação com o futuro do Brasil na Fórmula 1. “Eu sou o único brasileiro e ainda não tenho um contrato para 2014. É uma pena o que tem acontecido nos últimos anos”, disse, referindo-se à queda do número de pilotos brasileiros na categoria. “Sempre tivemos pilotos brasileiros de sucesso. Espero que eu possa continuar aqui lutando pelo meu país”.
A temporada de 2013
Equipe
Pilotos
Red Bull
Sebastian Vettel (Alemanha)
Mark Webber (Austrália)
Ferrari
Fernando Alonso (Espanha)
Felipe Massa (Brasil)
McLaren
Jenson Button (Grã-Bretanha)
Sergio Perez (México)
Lotus
Kimi Räikkönen (Finlândia)
Romain Grosjean (França)
Mercedes
Nico Rosberg (Alemanha)
Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)
Sauber
Nico Hulkenberg (Alemanha)
Esteban Gutierrez (México)
Forca India
Paul Di Resta (Grã-Bretanha)
Adrian Sutil (Alemanha)
Williams
Pastor Maldonado (Venezuela)
Valtteri Bottas (Finlândia)
Toro Rosso
Daniel Ricciardo (Austrália)
Jean-Eric Vergne (França)
Caterham
Charles Pic (França)
Giedo Van der Garde (Holanda)
Marussia
Max Chilton (Grã-Bretanha)
Jules Bianchi (França)
Tabela
Data
Local
Autódromo
03/11
Emirados Árabes
Abu Dhabi
17/11
Estados Unidos
Austin
24/11
Brasil
Interlagos
(Com Estadão Conteúdo)
Continua após a publicidade