Publicidade
Publicidade

Estádio de Valparaíso terá nome de Figueroa, ídolo do Inter

Santiago (Chile), 19 jul (EFE).- O estádio do porto de Valparaíso, que será ampliado e submetido a uma completa remodelação, se chamará Elías Figueroa, em homenagem ao ex-zagueiro que marcou época no Internacional e é considerado o melhor jogador chileno de todos os tempos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo presidente do Chile, Sebastián […]

Santiago (Chile), 19 jul (EFE).- O estádio do porto de Valparaíso, que será ampliado e submetido a uma completa remodelação, se chamará Elías Figueroa, em homenagem ao ex-zagueiro que marcou época no Internacional e é considerado o melhor jogador chileno de todos os tempos.

Publicidade

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, que destacou que o local, atualmente conhecido como Playa Ancha, terá padrões Fifa e poderá sediar jogos da Copa América de 2015. Para isso, terá sua capacidade ampliada.

‘Vamos deixar este estádio com uma capacidade para 25 mil pessoas, com uma estrutura nova, com padrões Fifa e com visibilidade a partir de qualquer ponto’, informou Piñera, que também anunciou a modernização do estádio Sausalito, de Viña del Mar.

Publicidade

Figueroa começou a carreira no estádio, aos 15 anos, como jogador do Santiago Wanderers. Presente no evento, ele se disse emocionado com a homenagem.

‘Fico muito orgulhoso com este reconhecimento, que é feito quando ainda estou vivo. Eu não sabia, foi uma surpresa o que foi anunciado pelo presidente. Espero continuar sendo um exemplo para todo o mundo esportivo’, declarou ‘Don Elías’.

O ex-defensor jogou pelo Inter de 1971 a 1976. Com a camisa colorada, foi bicampeão brasileiro (1975 e 1976) e pentacampeão gaúcho. Ainda ganhou a Bola de Ouro da revista ‘Placar’ em 1976.

Publicidade

Pela seleção chilena, disputou as Copas do Mundo de 1966, 1974 e 1982, a primeira delas com 20 anos e a final da Copa América de 1979. Foi considerado o melhor jogador do continente de 1974 a 1976, e também se destacou defendendo o Peñarol.

A Federação Internacional de História e Estatísticas de Futebol (IFFHS) considera Figueroa o oitavo melhor jogador sul-americano do século XX. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade