Publicidade
Publicidade

Cameron entrega estatueta do prêmio Laureus ao Brasil

Britânico visitou o Rio, onde ‘Oscar do esporte’ será entregue em 2013 e 2014

“Quando organizamos uma Olimpíada, sempre pensamos no legado de infraestrutura. Mas talvez o mais importante não seja o legado físico, mas sim o efeito que os Jogos têm sobre as pessoas”, disse Cameron

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, entregou na noite de quinta-feira a estatueta do prêmio Laureus, conhecido como o “Oscar do esporte”, às autoridades do Rio de Janeiro. O prêmio será entregue na cidade, o palco da final da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, pelos próximos dois anos. Cameron faz uma visita de dois dias ao país – na quinta, além de ir ao Rio, ele passou por São Paulo. Nesta sexta, o premiê britânico conclui sua visita em Brasília, com uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.

Publicidade

De acordo com Cameron, nunca um primeiro-ministro britânico havia vindo ao país acompanhado de uma delegação tão grande, com representantes dos setores empresarial e esportivo. O prêmio foi repassado ao governador Sérgio Cabral e ao prefeito Eduardo Paes em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura. Cameron trouxe o Laureus ao país como anfitrião da última cerimônia, realizada em Londres, sede da Olimpíada deste ano. O britânico elogiou os vínculos esportivos que unem o Brasil ao seu país, no futebol, nos Jogos Olímpicos e no automobilismo – o bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi estava na cerimônia.

Ao falar sobre os Jogos de 2016, Cameron disse aos cariocas que a melhor parte do evento é seu poder de “inspirar e mudar a vida das pessoas”. “Quando organizamos uma Olimpíada, sempre pensamos no legado de infraestrutura. Mas talvez o mais importante não seja o legado físico, mas sim o efeito que os Jogos têm sobre as pessoas”, discursou. O “legado esportivo” era uma das grandes bandeiras de Londres-2012, cujo slogan oficial era “inspire uma geração”. O presidente da Academia Laureus, o ex-atleta americano Edwin Moses, disse que a realização da cerimônia de entrega do prêmio no Rio em 2013 e 2014 reforça o status da cidade como “capital do esporte”.

Publicidade

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade