Fluminense e Athletico avançam em primeiro; os classificados da Libertadores
Galo corre risco, passa em segundo da chave e pode cruzar com brasileiros ou rival da final de 2013 nas oitavas
A fase de grupos da Copa Libertadores 2023 está chegando ao fim. Na última terça-feira, 27, três dos oito grupos foram definidos. Sem nenhum brasileiro decepcionando, Fluminense e Athletico Paranaense garantiram a classificação como líderes do grupo, enquanto o Atlético Mineiro, em jogo perigoso, avançou em segundo. Mais dez jogos completam a última rodada entre hoje e quinta-feira, 29. Confira os classificados da Libertadores:
Golaço de @Germancanoofi pra garantir o Flu nas oitavas de final da @LibertadoresBR! pic.twitter.com/GKfKCdhbhR
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 28, 2023
Depois de um início avassalador, com goleada e 100% de aproveitamento nos três jogos do turno, o Fluminense patinou. Assim, foi a campo, no Maracanã, contra o Sporting Cristal-PER, podendo até ser eliminado. Mas, mesmo que longe do desempenho encantador do início do ano, o time de Fernando Diniz empatou em 1 a 1, com um gol do argentino Germán Cano, e garantiu a classificação como líder do grupo D. O segundo colocado foi o gigante River Plate-ARG, que venceu o The Strongest-BOL.
Pelo grupo G, dois brasileiros foram a campo. Em Curitiba, o atual vice-campeão Athletico recebeu o Allianza Lima-PER e, já classificado, só precisava confirmar a ponta da chave. Eficiente, o Furacão venceu por 3 a 0, com dois gols de Vitor Roque e um de Vitor Bueno.
Os Vitors 🤙🔴⚫️
📸 José Tramontin/athletico.com.br#Athletico pic.twitter.com/6Rw6yy1HN8
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) June 28, 2023
Podendo perder por até um gol, o Atlético Mineiro foi a Assunção, encarar o Libertad-PAR. Depois de sair perdendo e ficar em risco, a equipe agora dirigida pelo copeiro Luiz Felipe Scolari empatou em 1 a 1, com gol de Igor Gomes, e avançou como vice.
Confiança mútua de professor e latera! 👴🏻🕷️🕸️#GaloPaixãoNacional 🖤🤍 pic.twitter.com/roHUooIJK3
— Atlético (@Atletico) June 28, 2023
O único grupo sem brasileiros a ser disputado na terça-feira, 27, foi o grupo H. A chave terminou com classificação de Olimpia-PAR, em primeiro, e Atlético Nacional-COL. Assim, o Atlético, até então o único brasileiro a não passar como líder, pode encarar seu rival da final de 2013 já nas oitavas, assim como adversários brasileiros.
Internacional, Flamengo e o já eliminado Corinthians vão a campo nesta quarta-feira, 28. O Colorado e o Rubro-Negro atualmente são segundos colocados de seus grupos e podem fazer companhia ao Galo. Enquanto isso, o Timão pode ficar em último e perder até vaga na Sul-Americana.
Quem fecha a fase de grupos é o Palmeiras. Na quinta-feira, 29, o Verdão recebe o Bolívar-BOL. Qualquer resultado que não seja a vitória alviverde representa mais um brasileiro avançando em segundo.
Libertadores e Sula: o que os clubes brasileiros precisam para avançar
Os clubes matematicamente classificados da Libertadores 2023:
Racing-ARG
Bolívar-BOL
Palmeiras
Fluminense
River Plate-ARG
Argentinos Juniors-ARG
Independiente Del Valle-EQU
Boca Juniors-ARG
Athletico Paranaense
Atlético Mineiro
Olimpia-PAR
Atlético Nacional-COL