Regra do futebol muda para que 26 convocados fiquem disponíveis na Copa
Norma antiga permitia apenas 12 jogadores no banco em cada partida, mas agora os 15 reservas poderão ser relacionados no Mundial do Catar
A International Football Association Board (Ifab), entidade que controla as regras do futebol, anunciou nesta segunda-feira, 13, mudanças nas normas do esporte. Entre elas, estão o aumento do número de jogadores que podem ficar no banco de reservas em cada partida, de 12 para 15 atletas – possibilitando, assim, que todos os 26 convocados de cada seleção estejam disponíveis nos jogos da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
A Fifa já definiu que os países poderão convocar 26 jogadores, em vez dos tradicionais 23, para o Mundial deste ano, que acontece entre novembro e dezembro. A medida foi usada pela primeira vez na Eurocopa de 2021, em razão da pandemia de Covid-19, mas, na ocasião, apenas 12 jogadores podiam ficar no banco por partida – ou seja, os treinadores precisavam cortar três atletas em todo jogo. Já na Copa, todos os 15 reservas ficarão à disposição.
Outra mudança importante foi a transformação das cinco substituições em regra permanente. Essa foi mais uma novidade introduzida por causa da pandemia, mas que até então era temporária. Agora, todas as competições oficiais terão o limite de cinco trocas, mas com apenas quatro “janelas” de substituição – três com bola rolando e uma no intervalo.
A Ifab ainda informou que foram discutidos outros temas, como o perigo das concussões em choques de cabeça, possíveis alternativas à regra do impedimento e desenvolvimento de novas tecnologias para auxiliar a equipe de arbitragem. As novas regras valerão a partir da temporada 2022/23.