A Itália corre risco de ampliar sua sequência de vexames em Eliminatórias. Com a derrota por 4 a 1 em casa para a Noruega, a Azzurra vai disputar pela terceira vez consecutiva a repescagem para a Copa do Mundo. Nas duas últimas, ficou de fora.

A seleção italiana é a segunda com mais conquistas de Copa do Mundo (quatro, em 1934, 1938, 1982 e 2006), empatada com a Alemanha e atrás apenas do pentacampeão Brasil. No entanto, desde o último título, a equipe colecionou frustrações.

Caiu na primeira fase nas edições de 2010 e 2014. E nem sequer participou das edições de 2018 e 2022, ao cair na repescagem para Suécia e Macedônia do Norte (que podem ser seus próximos adversários).

A Itália participou de 18 Mundiais e ficou de fora de quatro edições, em 1930, 1958, 2018 e 2022.

Em 1930, a federação italiana optou por não participar da edição inaugural no Uruguai. Em 1958, a Itália caiu nas Eliminatórias Europeias diante da Irlanda do Norte. Já nas duas últimas, caiu novamente na repescagem.

Qual foi o último jogo da Itália em Copa do Mundo?

A última participação da Itália em Mundiais foi na edição de 2014, no Brasil. Na ocasião, a Azzurra estreou com triunfo por 2 a 1 sobre a Inglaterra, mas acabou eliminada com duas derrotas por 1 a 0 para Costa Rica e Uruguai.

O último jogo, em Natal, é lembrado pela mordida de Luís Suárez no zagueiro Chiellini, que resultou na exclusão do atacante daquela Copa.

Zagueiro italiano Giorgio Chiellini reclama de uma suposta agressão de Luis Suárez durante o jogo contra o Uruguai, na Arena das Dunas

Zagueiro italiano Giorgio Chiellini reclama de uma suposta agressão de Luis Suárez durante o jogo contra o Uruguai, na Arena das Dunas – : Tony Gentile / Reuters