O brasileiro está otimista e animado para a Copa do Mundo de 2026. De acordo com pesquisa realizada pela própria CBF junto a Nexus, grande parte dos torcedores acreditam que a seleção brasileira comandada por Carlo Ancelotti é favorita ao título, ou pelo menos enxergam o time competitivo para buscar o hexacampeonato.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Segundo o levantamento realizado, 43% dos brasileiros acreditam que o Brasil é favorito na Copa do Mundo, enquanto outros 23% entendem que a seleção é competitiva. No entanto, outros 22% entendem que a equipe vai decepcionar no torneio e 12% não sabem ou não quiseram responder.

Parte da confiança está relacionada com o trabalho de Carlo Ancelotti. A chegada do técnico é aprovada por 57% dos brasileiros, enquanto outros 26% não concordam com um estrangeiro no cargo. Além disso, a grande maioria acredita que justamente o italiano aumenta as chances de título nos Estados Unidos.

NELSON ALMEIDA / AFP

Torcedor da seleção com máscara de Carlo Ancelotti – Nelson Almeida/AFP

O assunto sobre técnicos estrangeiros no futebol brasileiro voltou à pauta nesta semana, com o discurso inflamado de Oswaldo de Oliveira e Leão em evento que gerou constrangimento entre os presentes, incluindo o próprio Ancelotti.

Ainda de acordo com a pesquisa, é possível ver um maior otimismo entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, e a população da região sul do país.

O ciclo de Ancelotti ainda é curto. No total, foram seis jogos com: três vitórias, um empate e duas derrotas. O comandante corre contra o tempo para a Copa do Mundo. Na próxima Data Fifa, o Brasil encara a seleção de Senegal, no dia 15, e na sequência joga com a Tunísia, dia 18, em novo amistoso.

Metodologia da pesquisa

A Nexus entrevistou 2.006 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 15 e 24 de agosto. A margem de erro da amostra é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.