A Fifa anunciou nesta quarta-feira, 5, um prêmio para reconhecer ações especiais em prol da paz e da união. O anúncio do vencedor acontecerá daqui a um mês, em Washington, nos EUA, no sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, ressaltou que os esforços servem para “trazer esperança para futuras gerações”.

“Em um mundo cada vez mais instável e dividido, é fundamental reconhecer a contribuição extraordinária daqueles que se esforçam para pôr fim a conflitos e unir as pessoas num espírito de paz”, escreveu Infantino nas redes sociais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gianni Infantino – FIFA President (@gianni_infantino)

A Fifa explicou que o prêmio será feito anualmente, dentro da premiação do The Best. O critério da escolha não foi especificado.

O presidente americano Donald Trump, que fez intensa campanha para levar o Prêmio Nobel da Paz em 2025, foi indicado à honraria para o ano seguinte. Ele chegou a dizer, que por seus esforços pela paz no Oriente Médio, seria o vencedor natural. A Casa Branca afirmou que a “política foi colocada acima da paz”. o prêmio foi para líder da oposição Venezuelana, María Corina Machado.

Nesse período, Trump e Infantino se aproximaram durante a realização do Mundial de Clubes e nos preparativos para a Copa. O Mundial será disputado nos EUA, Canadá e México, entre 11 de junho e 19 de julho.

“O prêmio será concedido a indivíduos que, por meio de seu compromisso inabalável e ações especiais, contribuíram para unir pessoas em todo o mundo em paz e, consequentemente, merecem um reconhecimento especial e único”, diz o comunicado da Fifa.