Zinedine Zidane é, indiscutivelmente, uma das maiores lendas da histórias do futebol. Poucos trataram a bola com tamanha intimidade. Tanto que, apesar de ter sido o carrasco da seleção brasileira em duas Copas do Mundo, na final de 1998 e quartas de final de 2006, o astro francês jamais foi odiado por um verdadeiro amante do futebol.
Símbolo de elegância e eficiência, que lhe renderam três prêmios de melhor do mundo da Fifa, além dos títulos da Copa do Mundo, Liga dos Campeões, Eurocopa (e tantos outros), “Zizou” coleciona momentos memoráveis e de pura genialidade.
1. O gol de título mais bonito da história da Champions
Zidane marcou, em Glasgow, na final da Liga dos Campeões de 2002, entre Real Madrid e Bayern Leverkusen, da Alemanha, o gol mais bonito de sua carreira e possivelmente um dos mais marcantes da história do torneio. O brasileiro Roberto Carlos, após tabelinha com o espanhol Santiago Solari, fez um cruzamento alto e sem muita precisão, mas, como gênio que era, Zidane emendou um voleio espetacular de canhota, sua perna “menos boa”, direto para o ângulo da mera alemã. Foi o gol que garantiu o triunfo por 2 a 1.

O gol de Zidane que assegurou o título ao Real Madrid na vitória de 2 a 1 sobre o Bayer Leverkusen Neal Simpson/EMPICS/Getty Images
2. (Raros) gols de cabeça afundaram o Brasil
Apesar da boa altura (1.85m ) Zidane nunca foi um excepcional cabeceador, até por geralmente ser o batedor de faltas e escanteios das equipes por onde passou. No entanto, justamente na final da Copa do Mundo de 1998, o camisa 10 frustrou a seleção brasileira pela primeira vez com dois gols de cabeça, aparecendo nas primeiras traves e surpreendendo a marcação. Naquele ano, ‘Zizou’ ganhou a primeira de suas três Bolas de Ouro e se consagrou com grande craque internacional.









