Flamengo vence Athletico e vai à semifinal da Copa do Brasil
Rubro-Negro carioca conseguiu mais uma vitória e se garantiu pela terceira vez consecutiva entre os quatro melhores da competição
O Flamengo venceu o Athletico Paranaense por 2 a 0 nesta quarta-feira, 12, na Ligga Arena, em Curitiba pela volta das quartas de final da Copa do Brasil e está na semifinal. Após o êxito na ida, por 2 a 1, o atual campeão confirmou a vaga entre os quatro melhores da competição pela terceira vez consecutiva. Os gols da partida foram de Erick, contra, e Gabigol.
Empurrado por uma casa lotada, o Furacão começou correndo atrás para reverter o placar negativo. Mais incisivo, o Athletico foi superior e produziu mais em todo o primeiro tempo, com direito até a finalização na trave, em chute de Vitor Roque.
O Flamengo, no entanto, se aproveitou da eficiência. Aos 45 minutos do segundo tempo, após Arrascaeta cabecear em direção à área, a bola desviou em Erick e parou no fundo das redes. Com o gol contra, o Furacão foi para o vestiário com uma desvantagem ainda maior.
Para o segundo tempo, ainda mais pressionado, o Athletico seguiu atacando com mais volume e exigiu defesas de Matheus Cunha. Gabriel chegou a ampliar ao driblar o goleiro Bento e mandar para as redes, mas o lance foi invalidado por impedimento pelo VAR, para revolta dos rubro-negros que observaram a jogada no telão e não concordaram.
Na reta final, uma confusão entre os atletas ainda culminou em expulsões. O zagueiro Thiago Heleno, do Athletico, e o meio-campista Gerson, do Flamengo, receberam o cartão vermelho já nos acréscimos. Apesar da classificação, o Flamengo adotou a chamada lei do silêncio após o jogo, em protesto contra erros de arbitragem, repetindo uma prática adotada recentemente pelo Palmeiras.
Por determinação da direção de futebol, atletas e o técnico Jorge Sampaoli não concederão entrevistas após a classificação do Flamengo na Copa do Brasil. Trata-se de um protesto pelos erros repetidos e absurdos durante a partida. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) July 13, 2023
A classificação foi sacramentada com Gabriel, camisa 10 do Flamengo. Aos 49 minutos, o atacante aproveitou o cabeceio de Léo Pereira e finalizou para ampliar e fechar o confronto eliminatório.
O adversário do Flamengo na próxima fase da Copa do Brasil é o Grêmio. Segundo divulgado pela CBF, os jogos das semifinais acontecem nas semanas dos dias 9 e 16 de agosto.
Flamengo e Grêmio se enfrentarão na semifinal da Copa do Brasil. O duelo já aconteceu em oito edições; confira
1989: Grêmio passou
1993: Grêmio passou
1995: Grêmio passou
1997: Grêmio campeão
1999: Flamengo passou
2004: Flamengo passou
2018: Flamengo passou
2021: Flamengo passou pic.twitter.com/mOZwIvxrJE— Placar (@placar) July 13, 2023