James e… os jogadores da Colômbia que já atuaram na Argentina
Camisa 10 e quase um terço da seleção acumula passagens pelo futebol do país rival da final deste domingo, 14, em Miami
Colombianos e argentinos ainda parecem viver realidades bastante distantas antes da final da Copa América. Se Los Cafeteros perseguem um título que não chega há 23 anos, a La Albiceleste defende o bicampeonato, além da condição de maior vencedor isolado do torneio – ultrapassando o Uruguai com quem divide as mesmas 14 conquistas. Os países, contudo, têm muito mais em comum do que pensam.
Entre os 26 convocados pelo técnico Néstor Lorenzo, oito deles já atuaram no futebol argentino. James é o mais famoso dos casos, com passagem pelo Banfield entre 2008 e 2010, mas puxa a fila para outros nomes menos conhecidos.
O mais curioso deles envolve o volante Matheus Uribe, que atuou pelo Deportivo Espanhol, entre 2011 e 2012, e disputou a terceira divisão do futebol argentino. Confira o histórico:
LEIA MAIS:
- Bielsa detona organização da Copa América: ‘Mentirosos’
- Conmebol abre investigação para identificar envolvidos em pancadaria
- Argentina x Colômbia: onde assistir à final da Copa América
James Rodríguez
Formado pelo Envigado-COL, trocou o futebol colombiano pelo argentino em 2008, quando chegou ao Banfield-ARG. Estrangeiro mais jovem a jogar no futebol argentino, com apenas 17 anos, fez 50 partidas e marcou dez gols pelo clube de Lomas de Zamora antes do rápido adeus, em 2010, quando acabou vendido ao Porto-POR.
A negociação custou cerca de 7,3 milhões de dólares. Atualmente está no São Paulo.
Rafael Santos Borré
Contratação de peso do Internacional para esta temporada, Borré passou bons anos vestindo a camisa do River Plate-ARG antes de partir para o futebol alemão. Cria do Deportivo Cali-COL, chegou aos Los Millonarios em 2017 e ficou até 2021.
Foram 146 jogos, 56 gols, 12 assistências e seis títulos conquistados: uma Libertadores (2018), uma Recopa Sul-Americana (2019), duas Supercopa da Argentina (2018 e 2020) e duas Copa Argentina (2017 e 2019).
Deixou o clube em fim de contrato, sem compensação financeira.
Miguel Borja
Outro nome também muito conhecido no Brasil. O atacante de 31 anos tem duas passagens pela Argentina: a primeiro em 2015, quando atuou emprestado pelo Livorno-ITA no Olimpo-ARG, da primeira divisão do país, e a partir de 2022 quando chega ao River Plate-ARG
Para trazê-lo, Los Millonarios precisaram abrir o bolso: investiram 7 milhões de dólares (36 milhões de reais na cotação da época). O esforço fou compensado com bolas na rede: são 44 gols em 86 jogos disputados.
Juan Fernando Quintero
Após passagens por diversos times na Colômbia e na Europa, o meia chegou em 2018 ao River Plate-ARG. A passagem só foi encerrada em 2020 devido a uma proposta milionária do futebol chinês. Retornou em 2022, encerrando o ciclo no clube com 19 gols e 14 assistências em 96 jogos.
Está desde 2023 no Racing-ARG, com nove gols e cinco assistências.
Matheus Uribe
O caso mais curioso de todos. Formado no Envigado-COL e atualmente no Al-Sadd-CAT, ele jogou pelo modesto Deportivo Español-ARG, na terceira divisão do país, entre 2011 e 2012. Ao fim da passagem, retornou ao clube formador.
Experiente, o América-MEX no currículo e quatro temporadas no Porto-POR.
Jorge Carrascal
Atualmente no Dínamo de Moscou-RUS, o atacante passou pelo River Plate-ARG entre 2019 e 2021. Marcou nove gols em 77 partidas pelo clube.
Camilo Vargas
Há seis temporadas no Atlas-MEX, o goleiro teve rápida passagem pelo Argentinos Juniors, em 2016. Foram apenas seis partidas, emprestado pelo Atlético Nacional-COL. Depois, retornou ao futebol Deportivo Cali-COL.
Álvaro Montero
No Millonarios-COL desde 2022, o também goleiro passou pelo futebol argentino entre 2015 e 2016, atuando pelo San Lorenzo-ARG. Foi para o Cúcuta Deportivo-COL depois.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.